Suplementação de vitamina A e vacinação contra a gripe movimentam unidade de saúde

Publicada em Sábado, 20 de Abril de 2019.

Na sexta-feira, 12, aconteceu na unidade de saúde municipal, a suplementação de vitamina A em conjunto com a vacinação contra a gripe, que iniciou na quarta-feira, 10.

Neste dia, além da vacinação contra a gripe, que estava sendo realizada com prioridade nos grupos de gestantes, mulheres puérperas com até 45 dias de período pós-parto e crianças com até 6 anos incompletos, este último grupo recebeu a vitamina A em cápsulas, com diferentes doses de acordo com a faixa etária.

De acordo com a equipe responsável pela campanha, 60 crianças receberam o suplemento. Porém, aqueles que não puderam comparecer no dia da campanha irão receber o suplemento, basta se fazerem presentes na unidade de saúde.

Segundo o Programa Nacional de Suplementação de Vitamina A, são distribuídas duas dosagens, com cores diferentes, de acordo com a concentração de vitamina A. As crianças com até um ano de idade recebem a cápsula com uma megadose de 100.000 UI (unidades) de vitamina A e as maiores de um ano até 5 anos incompletos cápsulas com 200.000 UI (unidades) de vitamina A. O efeito destas doses dura 6 meses no organismo, sendo liberado aos poucos.

A vitamina A desempenha as seguintes funções no organismo: redução da gravidade de infecções; aumento das chances de sobrevivência das crianças; auxílio no crescimento do feto e da criança e participação na construção do processo visual. A deficiência de vitamina A, considerada uma das mais importantes deficiências nutricionais dos países em desenvolvimento, sendo a principal causa de cegueira evitável.

Mesmo com a suplementação artificial, a vitamina A deve ser consumida em sua forma natural. Segundo a nutricionista Ketty Pinto Corazza, podemos encontrar a vitamina A nos seguintes alimentos de origem animal: leite humano, fígado, gema de ovo e leite. Os vegetais folhosos verdes (espinafre, couve), vegetais amarelos (abóbora, cenoura) e frutas amarelo alaranjadas (manga, goiaba, mamão, caqui), bem como óleos e frutas oleaginosas (buriti, pupunha, dendê e pequi), sendo estes últimos os mais ricos em provitamina A.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que, a partir de segunda-feira, 22, outros grupos poderão ser vacinados, conforme a disponibilidade de doses. E também os pais que não puderam levar seus filhos até 5 anos incompletos à suplementação de vitamina A, que compareçam na unidade de saúde, ou entrem em contato pelo fone (54) 3382-1030 para mais informações.