Curso de capacitação em primeiros socorros é realizado por equipes escolares

Publicada em Sexta-Feira, 26 de Abril de 2019.

Nos dias 23 e 24, terça e quarta-feira, professores e funcionários da rede municipal de educação de Alto Alegre estiveram em Espumoso realizando treinamento em primeiros socorros, obrigatório desde 2018. O curso foi promovido em parceria entre as Secretarias Municipais de Educação de Espumoso, Alto Alegre e Campos Borges, que também esteve representada por seus funcionários e professores das redes municipais e estadual de ensino.

O Projeto de Lei 9468/18 foi criado e aprovado pelo Congresso Nacional, após a morte de Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, em setembro de 2017, devido à engasgamento com um lanche durante um passeio escolar, fato ocorrido em Campinas/SP.

Para prevenir acidentes como este, de acordo com a Lei Lucas (13.722/18), sancionada no ano passado, todas as escolas, públicas e privadas, de educação infantil e básica tem a obrigação de frequentar curso de capacitação de professores e funcionários em noções básicas de primeiros socorros. A Lei Lucas também vale para estabelecimentos de recreação infantil.

O curso foi ministrado pelo enfermeiro Cassiano Rodrigues, que ensinou procedimentos em caso de parada cardíaca e respiratória, fraturas e lesões, divididos em partes teóricas e práticas, com simulação de situações que possam ocorrer.

Ao final do treinamento, todas as escolas receberam um kit de primeiros socorros e certificados, que possuem validade de um ano, para ser deixado em local visível nas instituições de ensino.

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura agradece a parceria com as Secretarias de Espumoso e Campos Borges, e espera trazer por meio de cursos como este maior segurança aos integrantes do corpo discente.