Programa Primeira Infância Melhor realizou a I Semana do Bebê em Alto Alegre

Publicada em Quarta-Feira, 27 de Novembro de 2013.

De 18 a 22 de novembro, o PIM – Programa Primeira Infância Melhor de Alto Alegre realizou a I Semana do Bebê no município. Este evento teve como foco principal a integração e o envolvimento entre a comunidade e as famílias participantes. O mesmo consistiu na divulgação de cartazes expostos em todos os estabelecimentos comerciais, e esses, por sua vez, ofereciam um desconto de seu critério às famílias participantes do Programa que apresentassem um cartão de identificação entregue antecipadamente pelas visitadoras.

Também foram realizadas entrevistas a profissionais da área da saúde que tem algum envolvimento com o universo infantil, sendo eles a Nutricionista Ketty Roberta Pinto, o Médico Pediatra Rogério Vechi e o Psicólogo Edson Souza da Silveira.

Também entre os dias 19 e 21 de novembro, os coordenadores municipais do PIM, Edson da Silveira, Fabiana Pretto e Rosimara Pasini Rodrigues, e a visitadora Jandira Mendes dos Santos estiveram em Santa Maria participando do X Seminário Internacional da Primeira Infância. Este evento tratou de temas importantes para a efetivação do Programa, como a importância de todos cuidarem das crianças, seguindo um provérbio africano que diz que "é preciso uma aldeia inteira para educar uma criança".

Também foram apresentados os resultados de uma pesquisa realizada entre crianças participantes do PIM, o qual identificou que as mesmas têm o índice de vulnerabilidade reduzido consideravelmente, principalmente entre os meninos.
Por fim, foram apresentados Programas e Projetos semelhantes ao PIM que estão sendo implantados no Brasil e na América Latina, enfatizando ainda mais a importância desta ação junto às crianças da primeira infância.

Dentre esses, destacou-se a participação da Consultora do Centro de Referência Latinoamericano para a Educação Pré-escolar (CELEP) Mirian Diaz Gonzales, de Cuba, a qual supervisionou a implementação do PIM no RS há dez anos. E também da coordenadora do Projeto Primeira Infância Ribeirinha, do Amazonas, Ramilly Amud, que obteve supervisão do PIM do RS para a implantação deste projeto.

« Voltar