Construção dos Aviários do Projeto PAIS

Mutirão para construção dos aviários

Publicada em Quarta-Feira, 04 de Dezembro de 2013.

O projeto PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável –é mais do que uma horta circular com um galinheiro ao centro e irrigação por gotejamentoé um sistema integrado e uma alternativa de trabalho, renda e melhoria da qualidade de vida para a agricultura familiar, sem uso de agrotóxicos, onde procura-se aperfeiçoar os recursos naturais, reduzir a dependência de insumos vindos de fora das unidades familiares, incentivar a diversificação da produção e evitar desperdício de alimento, água, energia, sem uso de agrotóxicos e adubos químicos.

Está sendo disseminado no município de Alto Alegre com a implantação de sete unidades a produtores que foram selecionados pela Fundação Banco do Brasil. O trabalho da construção está sendo coordenado pela equipe do Escritório Municipal da Emater-RS/Ascar com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Assistência Social em forma de mutirão com a participação das famílias beneficiárias. Além dos aviários as unidades vão ser beneficiadas com a horta circular, sistema de irrigação, uma composteira e uma sementeira. Os mutirões iniciaram nos dias 25, 26 e 27 de novembro. Outros mutirões estão agendados para as próximas semanas.