CRAS Realiza Integração Gaúcha

Publicada em Quarta-Feira, 24 de Setembro de 2014.

Na tarde da última quarta-feira, 17 de setembro, aconteceu a confraternização em alusão à Semana Farroupilha com o Grupo de Pessoas com Deficiência do Centro de Referência de Assistência Social do Município de Alto Alegre.

Inicialmente, foram desenvolvidas atividades relacionadas aos costumes e símbolos do Rio Grande do Sul orientadas pela estagiária Jéssica Dalberto, estudante de Pedagogia que se propôs o desafio de trabalhar com este público tão especial e cheio de particularidades. Em seguida, os participantes foram encaminhados ao Galpão Crioulo construído pela Prefeitura Municipal para confraternizar com uma mateada e pratos típicos do gaúcho.

O trabalho com este grupo vem sendo desenvolvido desde o ano de 2012 pela equipe de funcionários do CRAS. O principal objetivo das atividades realizadas era o de inclusão social de pessoas com variados tipos de deficiências e que se encontravam fora do convívio cotidiano da sociedade em virtude das dificuldades de acesso e relacionamento.
Com o passar do tempo, o grupo foi ganhando reconhecimento da sociedade, bem como a adesão de participantes e seus familiares, os quais entendem como uma garantia de direito e da participação igualitária à todos os indivíduos.

Atualmente, o CRAS desenvolve as ações com este grupo através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, o qual prima pelo atendimento em Grupo planejado por técnicos e outros agentes, como por exemplo a Orientadora Social, que foi contratada a fim de qualificar as atividades pautado na defesa e afirmação dos direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades.