Secretaria da Saúde Realiza Atividade Com Grupos de Hipertensos e Diabéticos

Publicada em Sexta-Feira, 13 de Março de 2015.

Aconteceu nesta última semana, o reinicio das atividades dos grupos de hipertensos e diabéticos do município, com os seguintes grupos: Treze de Maio e Alto Alegre Grupo 1 e Linha Bonita e Alto Alegre Grupo 2, tendo por local a Associação dos Funcionários Municipais, com a participação de um bom número de usuários.

As enfermeiras Camila Dendena, Letiane Gugel e Crisitna Caponi do Hospital São Sebastião de Espumoso, realizaram palestra, com o tema: Caracterização das Urgências e Emergências do Hospital São Sebastião de Espumoso, explanando sobre as mudanças implantadas no protocolo de atendimento do Hospital, destacaram que o atendimento será classificado, priorizado, de acordo com a gravidade clínica e não pela ordem de chegada, identificando os que necessitam de atendimento médico mediato ou imediato.

Cada classificação possui uma cor, identificando a ordem de prioridade: 1º Emergência, cor vermelha o paciente necessita de atendimento imediato, visando afastar o risco de morte; 2º Urgência, cor amarela situações de risco de agravo à saúde, necessita de atendimento médico até 30minutos; 3º Pouco Urgente cor verde, situações que não apresentam alterações significativas nos sinais vitais e sem risco de agravo à saúde, o paciente será atendido em até 120 minutos; 4º Não Urgente classificação cor azul não urgente consultas de baixa complexidade será atendido em até 4 horas.

Também destacaram para os presentes a importância de uma vida com hábitos saudáveis para controlar a hipertensão e a diabetes, alertando para os fatores de risco, que são: obesidade, stress, sedentarismo, consumo de bebida alcoólica, fumo, má alimentação, dentre outros.

O Secretário da Saúde Gilmar Tonello, agradeceu a presença de todos em especial das enfermeiras que se dispuseram a realizar este trabalho junto ao município, bem como, destacou o bom atendimento prestado pelo Hospital São Sebastião.

Em seguida a Educadora Fisica, da equipe do NASF, Joana Dendena realizou atividade física com os presentes.

A equipe da Secretaria da Saúde, realizou a entrega da medicação, aos presentes, também instruindo sobre o uso dos mesmos e após foi realizado um lanche de confraternização.

Lembrando que na próxima terça-feira, dia 17 acontece reunião às 19 horas no mesmo local com o Grupo 3 de Alto Alegre, São José e Santa Lúcia.

Enfermeiras Cristina Caponi, Camila Dendena e Letiane Gugel Secretário da Saúde Gilmar Tonello Atividade Física Realizada Entrega de Medicação Entrega do Lanche Equipe da Secretaria da Saúde Envolvida na Atividade