Vigilância Sanitária Pede que a População Fique Atenta aos Cuidados na Prevenção da Dengue

Publicada em Sexta-Feira, 17 de Abril de 2015.

A Fiscal da Vigilância Sanitária e Ambiental da Secretaria de Saúde do Município de Alto Alegre, Lorete Tomazi Broch, lembra a todos que antes de mais nada é importante destacar que o combate à dengue é uma responsabilidade da coletividade. Estamos intensificando a vigilância em relação à prevenção da proliferação do mosquito da dengue, com visitas nas escolas onde é feito orientações aos alunos e professores. É preciso que as pessoas fiquem atentas, principalmente dentro do perímetro urbano, onde o mosquito costuma aparecer. Foi constatado a presença do mosquito Aedes aegypti em nosso Município, não podemos dar trégua aos cuidados básicos e rotineiros, as pessoas precisam ter o hábito de verificar a presença de recipientes que armazenam água em seu domicílio, é importante neste momento chamar a atenção da população e principalmente dos proprietários de terrenos baldios ou de piscinas para que reforcem os cuidados e a manutenção destes locais.

A Secretaria de Saúde pede o apoio da comunidade em não deixar água limpa em qualquer tipo de vasilhame, sempre que constatar a presença de larvas, a orientação é descartar imediatamente e fazer a escovação do recipiente. Pede-se atenção especial às calhas nas residências, onde é fácil acumular água depois de um período de chuva, também realizar uma vistoria nas caixas de água.

Em algumas vistorias feitas pela Fiscal e Agentes de Saúde, nas residências, especialmente no fundo dos terrenos, observou-se que as pessoas não estão dando o destino correto do lixo doméstico, neste sentido a orientação é fazer uma faxina e retirar tudo que possa acumular água, pneus em desuso devem ser furados ou colocados em locais que não recebam água, as garafas devem ser acondicionadas com o bocal para baixo. Muitas pessoas pensam que os lixos, por acumularem água suja, não apresentam perigo à dengue. Mas a verdade é que se há água acumulada, há a possibilidade de reprodução do mosquito. Para isso, vede os sacos de lixo e não os deixe expostos. Cuide das piscinas. As piscinas são normalmente difíceis de tratar por possuem um volume grande de água. Se você não a está utilizando, cubra-a com uma lona. Trate a água da piscina com cloro e outros desinfetantes de água.
Cuidado especial com as bromélias e outras plantas que reservam água em suas folhas. Pede-se atenção para que as pessoas não acumulem inúmeros vasos com ou sem flor nos cemitérios, e que façam uma limpeza periódica, até para melhorar o aspecto visual e não correr um risco desnecessário de ali se tornar um possível criadouro de mosquitos.
A Vigilância Sanitária também orienta que a comunidade pode participar mais ativamente no controle e combate da dengue no Município, informando sobre locais onde que apesar de toda informação passada, ainda assim, por um descuido ou até mesmo por desleixo, apresentam condições favoráveis para a proliferação do mosquito, como terrenos baldios, piscinas sem manutenção, lixo acumulado, água em recipientes sem os devidos cuidados etc. A comunicação pode ser feita diretamente com a Fiscal, Agentes de Saúde, no Posto de Saúde pelo Fone.33821095.

As pessoas poderão ser notificadas em razão de ser uma questão de saúde pública.
Não esqueça; Siga as orientações e condutas para eliminar os criadouros do mosquito da Dengue.
Divulgue junto aos amigos e vizinhos os problemas observados e as condutas a serem adotadas.
Não jogue fora o material informativo de prevenção, ele tem dicas muito importantes no combate ao vetor , também quais os sintomas e o que fazer no caso de contágio da doença.

Você que está fazendo tua parte, um muito obrigado da Equipe de Vigilância, continue sendo esse exemplo de pessoa solidária e construtora de um lugar mais bonito, tranqüilo e saudável.

Você que ainda não se antenou para o problema, um chamado da Saúde de todos, acorde antes que seja tarde e faça a sua parte , não crie em tua casa , um inimigo da tua família. Prevenir é um dever de todos.

Depósitos de água

« Voltar