Tarde de Campo Bovinocultura Leiteira

Produtores e Equipe da EMATER/ASCAR que participaram do Dia de Campo

Publicada em Quarta-Feira, 09 de Setembro de 2015.

Na quarta-feira, dia 02 de setembro os Técnicos da Emater-RS/Ascar de Alto Alegre, Jacuizinho, Mormaço, Tio Hugo, e Victor Graef, Produtores de Leite Alto Alegre participaram de uma tarde de campo na propriedade de João Corazza Sobrinho, onde tiveram a oportunidade de obter informações diversas sobre a qualidade do leite, manejo na ordenha e manejo da pastagem.

O tema abordado em sala de ordenha durante a tarde de campo em Alto Alegre foi a conscientização da importância de produzir um leite com padrões de qualidade conforme Instrução Normativa 62 estabelecida pelo Ministério da Agricultura.

Cabe aos profissionais atuantes na cadeia do leite permanecer ativos na batalha pelo alcance dos padrões de qualidade estabelecidos pelo ministério da agricultura, pois a muito a ser feito ainda. Falar de qualidade de leite é tema bastante complexo pois depende de uma série de fatores relacionados a produção de leite, mas com certeza os 3 pilares principais deste processo são o Homem os Equipamentos e o Animal. O produtor de leite tem de estar consciente de que qualidade do leite começa na propriedade rural e termina na indústria com procedimentos adequados para padronização dos produtos.

Aproveitando a oportunidade foi abordado sobre Manejo da pastagem, Adubação de base, Adubação nitrogenada, Piqueteamento (porque fazer piquete, dimensionamento do piquete com base no consumo da vaca e da produtividade da pastagem; Ponto/altura de entrada dos animais na pastagens, Saída dos animais da pastagens (deixar residual para possibilitar a recuperação da mesma), Bem estar animal (sombra e água), Planejamento forrageiro.

O pastoreio rotativo consiste em dividir a área em piquetes assim tendo uma melhor recuperação das forragens após pastejo, como vantagem deste sistema podemos citar: Obrigar um consumo rápido e regular evitando a seleção de pastagem e envelhecimento do mesmo. Utilizar a pastagem em estado favorável tanto para o gado quanto para a planta. Proporciona melhor adaptação das áreas de pastagens em relação ao desenvolvimento dos cultivares de pasto e época climática que varia conforme o decorrer do ano.

Usando o método de piqueteamento temos assim um melhor aproveitamento da área com uma maior tacha de lotação.

O pastoreio rotativo visa um aumento de produção por hectare e não por animal pois com uma maior taxa de lotação tende a ter maior produção na mesma área. Sendo ideal uma quantidade razoável de piquete para sustentação deste modelo levado em consideração a pastagem utilizada e suas necessidades de tempo de crescimento.

« Voltar