Município Aderiu Movimento do Bolo

Publicada em Segunda-Feira, 28 de Setembro de 2015.

Na sexta-feria, dia 25 de Setembro, a Prefeitura Municipal de Alto Alegre, assim como diversos municípios do Rio Grande do Sul, realizou um ato de mobilização, que aconteceu na sala de reuniões da SMEC, apartir das 8:00 horas. Participaram deste evento autoridades locais, Prefeito Municipal, Secretários, Vereadores, servidores municipais, assim como representação de entidades de nosso município.

Esta mobilização foi idealizada pela CNM- Confederação Nacional dos Municípios, FAMURS- Federação das Associações de Municípios do Rio Grande Do Sul e Associações Regionais e batizada de o "Movimento do Bolo".

O "Movimento do bolo", é uma alusão à pequena fatia destinada às prefeituras na divisão do bolo tributário. Atualmente, 82% das verbas são divididas entre os Estados (25%) e a União (57%). Apenas 18% dos recursos ficam nos cofres municipais

Os municípios assumiram diversos encargos repassados pela União e Estado, no entanto, o percentual de repasse nos recursos permanece inalterado a vários anos.

O Prefeito Hélio Dalberto, fez uso da palavra ressaltando, " a importância do Movimento na busca de uma parcela maior de recursos para os municípios, bem como destacou que o município de Alto Alegre vem observando suas receitas, para manter o equilíbrio financeiro, no entanto, alguns repasses estão em atraso. Também destacou que no último quadrimestre houve uma queda considerável na arrecadação o que poderá ocasionar em possíveis cortes nas despesas e prestação de serviços."
Na oportunidade o Contador do município, servidor municipal Jonas Sieg Lima, explanou sobre o quadro fiscal e financeiro, receitas e despesas do últimos oito meses, ressaltando a queda da arrecadação que aconteceu no último quadrimestre.

Após o ato as atividades dos setores públicos foram retomadas.