Horta Escolar – Espaço Sustentável para Educação Ambiental Inclusiva

Publicada em Sexta-Feira, 09 de Outubro de 2015.

Com o tema "Compartilhar Conhecimento, valorizando a vida" a EMEF David Canabarro, lançou o projeto do Programa "A UNIÃO FAZ A VIDA", que teve início na escola, neste ano de 2015. Mas o programa acontece desde 2003, nas demais educandários do Município. O mesmo faz parte de uma política de educação em parceria com o Sicredi, que vem consolidando e fortalecendo para uma fase posterior de expansão.

A 1º etapa do Programa em nosso educandário, consistiu em uma expedição investigativa a campo, buscando resposta na comunidade sobre a importância da leitura para o conhecimento e informação, sacola da leitura em visita as famílias dos educandos, resgatando o incentivo à leitura como habito diário.

Cumprindo mais uma etapa do Programa, educandos acompanhados de seus respectivos professores e funcionária realizaram a construção da Horta – Escolar com objetivo de implantar práticas sustentáveis na escola, bem como, vivenciar situações de aprendizagem significativas e de interação que propicie a inclusão, favorecendo as relações interpessoais, despertando interesse para uma alimentação saudável, criando um ambiente capaz de envolver toda a comunidade escolar, auxiliando na promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

Assim sendo, a implantação da Horta – Escolar, promove uma educação integral a partir da comunidade escolar, incorporando um alimento saudável e ambientalmente sustentável como eixo gerador da pratica pedagógica.

A experiência é apaixonante e proporciona aprendizado aos professores e alunos, crianças que, ás vezes, são retraídas na sala de aula se mostram ativas na horta e depois querem trabalhar isso nas disciplinas, escrevendo textos e fazendo outras atividades, despertando a imaginação da construção da mesma no âmbito familiar.

« Voltar