Realizada Posse dos Novos Conselheiros Tutelares

Novos Conselheiros e Suplentes

Publicada em Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016.

Na manhã de domingo dia 10, aconteceu na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Educação, com a presença de autoridades locais, Senhor Prefeito Municipal Hélio Dalberto, Secretários Municipais, Presidente da Câmara de Vereadores Rudimir Pereira dos Santos, demais vereadores e representantes de entidades de nosso município, a posse dos novos conselheiros tutelares eleitos no último dia 04 de Outubro de 2015, para os próximos quatro anos, sob a coordenação da Presidente do COMDICA- Senhora Cristiane Kummer, tomaram posse as cinco conselheiras titulares: Margarete Dalberti de Moras; Marlize Hahn dos Santos; Juliana de Lima Sauer; Noeli Fatima Pagnussatt Rosa; Andressa Suele Sanders Christ. Ainda receberam certificação as seguintes suplentes presentes: Claudia Andreia Macena; Mirian Luizas Lorenzi; Marlene Terezinha Seibel; Abegail Viera de Mello.

Na oportunidade também despediram-se do cargo as seguintes conselheiras que cumpriram seu mandato: Clair Marchioretto; Adriana Erpen, Andréia Luiza Huber, Juliana de Lima Sauer, Andressa Suele Sanders Christ.

Destaca-se a importância do trabalho do Conselho Tutelar, como ferramenta de proteção dos direitos da criança e do adolescente bem como outras atribuições.

"Cuidar não é atribuição exclusiva do conselheiro tutelar, mas ele precisa estar atento no trato do dia-a-dia com outros cuidadores (pais, professores, irmãos mais velhos, tios, avós, etc.). É importante ter a sensibilidade para perceber quando não existe amor, pois de tudo que amamos, também cuidamos, e quando cuidamos, amamos. Quem cuida se responsabiliza e se compadece." (Pedro Caetano de Carvalho, O CONSELHEIRO TUTELAR E A ÉTICA DO CUIDADO, publicado in "A ÉTICA DA CONVIVÊNCIA FAMILIAR. Sua efetividade no cotidiano dos Tribunais", Ed. Forense, RJ, p. 361-394).