Alerta Para Combater Dengue, Zika Vírus, Microcefalia e Sídrome Guillain-Barré

Equipe da Secretaria da Saúde e Emater/Ascar

Publicada em Sexta-Feira, 15 de Janeiro de 2016.

A Saúde Pública, está em alerta em todo país, estado e municípios, em relação ao mosquito Aedes Aegypti, vetor este que transmite doenças, tais como: Dengue (DEN 1. DEN 2, DEN 3 e DEN 4), Febre Amarela Urbana, Febre Chikunguya, Zika Vírus, ou seja, transmite 07 (sete) tipos de doenças.

Faz-se necessário alguns esclarecimentos quanto às possíveis conseqüências de infecção do Zika Vírus, Microcefalia e Síndrome de Guillian Barré. A microcefalia é a malformação congênita ou seja, o cérebro do feto não se desenvolve de maneira adequada, o bebê nasce apresentando um perímetro cefálico menor do normal; além de trazer risco de morte, seqüelas graves para os bebês que sobrevivem, como dificuldades psicomotoras (andar e fala) e cognitivas (retardo mental).

A Síndrome de Guillian-Barré, os anticorpos produzidos pelo nosso sistema imunológico causam paralisia dos movimentos dos músculos das pernas, impedindo a locomoção, sendo que a paralisia pode atingir o sistema respiratório.

Observa-se que o tempo chuvoso e quente como tem acontecido em nosso estado e município é propicio para proliferação dos mosquitos, bem como o descuido com a limpeza e a água parada em nossos pátios, ruas, parques.

A vigilância sanitária do município, pede a população que siga algumas dicas de prevenção, tais como:
-Manter Caixas de Água Bem Fechadas;
-Manter os Pneus Velhos em local coberto ou fure-os;
-Guardar as garrafas vazias com os gargalos para baixo;
-Fure ou amasse as latas vazias e recipientes de plásticos antes de jogá-los no lixo seco;
-Tampe depósitos de água;
-Coloque areia nos pratos dos vasos ou então lave-os a cada três dias;
-Manter as piscinas limpas e tratadas;
-Não deixe água de chuva acumulada;

Na manhã de quinta-feira (14), parte da equipe da Secretaria da Saúde e EMATER/Ascar realizaram um mutirão de limpeza no Cemitério Municipal recolhendo objetos que possam acumular água das chuvas, com intuito de prevenir o aparecimento de larvas do mosquito Aedes Aegypti.

« Voltar