Fabrício Carpinejar será uma das atrações da 26ª Semana Cultural

O poeta, cronista, professor universitário e jornalista brasileiro, Fabrício Carpinejar é presença confirmada na 26ª Semana Cultural

Publicada em Quinta-Feira, 05 de Maio de 2016.

A programação da 26ª Semana Cultural de Alto Alegre, que acontece de 25 de maio à 4 de junho, ainda não está totalmente concluída, mas uma das principais atrações do evento já foi oficialmente confirmada.

A Secretária de Educação Irani Dal Berto divulgou a presença do renomado poeta, cronista, professor universitário e jornalista brasileiro, Fabrício Carpi Nejar ou, Fabrício Carpinejar – como passou a assinar a partir de 1998. A palestra está marcada para o dia 31 de maio, no período da tarde.

Biografia

Fabrício Carpinejar nasceu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul e é filho dos poetas Maria Carpi e Carlos Nejar. Após a separação dos pais, em 1981, passou a ser criado pela mãe.

Carpinejar logo foi morar em Porto Alegre e ingressou em 1990 no curso de jornalismo, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde formou-se em 1995. Pela mesma instituição tornou-se mestre em Literatura Brasileira, em 2002.

Lançou As solas do sol, em 1998. A partir desse momento une seus sobrenomes e passa a assinar: Carpinejar.

Em 2003 publicou, pela editora Companhia das Letras, a antologia Caixa de sapatos, que lhe conferiu notoriedade nacional. Também, ganhou muito destaque, além de seus obras literárias, por seus vários blogs onde publica muitos de seus textos e escreve sobre outros assuntos e é também muito requisitado para participar de eventos e dar palestras.

Mantém o blog Consultório Poético no portal Globo.com.

Em 6 de março de 2012, estreou como apresentador do programa A Máquina, na TV Gazeta.
Desde maio de 2011 mantém a coluna que antes era ocupada por Moacyr Scliar, no jornal Zero Hora.

« Voltar