Alto Alegre em 1º lugar entre os municípios do Alto da Serra do Botucaraí em atendimento a educação infantil

Publicada em Quarta-Feira, 07 de Dezembro de 2016.

O Tribunal de Contas do Estado - TCE, lançou nesta terça-feira, 06, a nova edição da Radiografia da Educação Infantil no Rio Grande do Sul. O estudo tem como base dados de 2015 e traça um panorama da situação da oferta de vagas na educação infantil pelos municípios gaúchos, apontando Alto Alegre em 1º lugar no ranking dos municípios da região do Alto da Serra do Botucaraí.

Outros pontos analisados foram a importância da oferta de vagas na educação infantil para a inserção da mulher no mercado de trabalho e para o desenvolvimento integral da criança. Bem como, a relação entre a pobreza infantil e a oferta de vagas nas escolas.

Das 497 cidades gaúchas, apenas 147 atingiram a meta de atendimento de 50% das crianças de 0 a 3 anos e no atendimento de crianças de 4 a 5 anos, 94 municípios já alcançaram a meta de 100%, estabelecida pelo Plano Municipal de Educação, entre elas está Alto Alegre, com 64,38% de atendimento de crianças 0 a 3 anos e 100 % de crianças de 4 a 5 anos.

Segundo a Secretária de Educação, Irani Lourdes Dal Berto, isso se deve ao trabalho conjunto da Administração Municipal, educadores e o apoio de toda comunidade escolar da Emei Otávio Vitório Bertol, e friza: "Investimento em educação tem retorno garantido e quanto mais o município investe na qualidade do atendimento da educação infantil, melhor será o desempenho deste aluno. Este resultado é fruto de um trabalho coletivo, envolvendo toda a família da EMEI. Parabéns a todos que contribuíram para que o nosso município pudesse atingir esta meta, sendo destaque na região".

Alto Alegre desde o ano 2015 já vem atingindo a meta estabelecida, sendo que os dados da educação infantil são monitorados semestralmente junto à Promotoria Regional de Educação de Passo Fundo.