Secretaria da Saúde Divulga Inclusão de Novas Vacinas no Calendário Nacional

Enfermeira Cleusa Camargo Galera, realizou orientação nas Escolas

Publicada em Quinta-Feira, 30 de Março de 2017.

O Ministério da Saúde está incluindo mais duas vacinas para adolescentes, a partir do ano em curso, que são HPV, para os meninos, e a Meningocócica C (conjugada), para ambos os sexos, sendo que neste momento as mesmas, estarão atingindo as idades de 12 a 13 anos. As administrações dos imunobiológicos, serão incluídas no calendário gradativamente, reduzindo a idade das crianças, chegando em 2020 para todas as crianças a partir dos 9 anos.

É importante que os meninos recebam estas doses, sendo que o HPV, irá proteger os mesmos dos cânceres de pênis e verrugas genitais, bem como boca e orofaringe, os homens vacinados estarão colaborando com a redução da incidência do câncer de colo de útero e vulva em suas parceiras.

Enquanto a Vacina Meningocócica, estará protegendo os adolescentes contra a doença meningocócica, que ocorre por transmissão rápida e, às vezes demora no atendimento, muitas vezes evoluindo para Meningite.

Tendo em vista estas alterações no calendário de vacinação a Secretaria da Saúde através da Enfermeira, Cleusa Camargo Galera, esteve visitando escolas municipais e estadual, conversando com as crianças, e posteriormente, realizado orientações pertinentes aos pais, a respeito das vacinas incluídas no calendário básico, para que os mesmos entendessem a importância de imunizar seus filhos(as).

Orientação as Mães