Semana Cultural Contou Com Diversas Atividades e Encantou o Público

Publicada em Segunda-Feira, 19 de Junho de 2017.

Com uma semana ensolarada a comunidade de Alto Alegre e região pode acompanhar e participar da 27º Semana Cultural que aconteceu de 09 à 15 de Junho. Neste ano o tema trabalhado foi "Alto Alegre, promovendo a cultura e o bem-estar de forma sustentável". O trabalho foi organizado em diferentes momentos e procurou atingir as mais variadas faixas etárias, dando assim a possibilidade para que muitas pessoas participassem dependendo da habilidade e disponibilidade de tempo que possuísse.

A abertura aconteceu na sexta-feira dia 09 de Junho com um circuito de atividades em forma de oficina de acordo com a faixa etária de cada integrante. Os alunos da Educação Infantil de 1º a 5º ano participaram das oficinas de contação de história, danças, brinquedos e brincadeiras antigas, pinturas de rosto, encontro com a professora, escritora e contadora de histórias Carla Coin Bacichette e, os alunos do 7º, 8º, 9º do Ensino Fundamental e Ensino Médio participaram das oficinas de Slackline, malabares, recreação – jogos de desafio e concentração, encontro com a escritora. Também todos os alunos e a comunidade participaram da Feira do Livro com a Livraria Letras Mágicas e Ody Livros.

No sábado, dia 10, a programação foi a noite com a presença de um grande público, onde foi a vez dos grupos culturais locais realizem sua apresentação, tais como: Coral Municipal Infanto Juvenil, Coral Municipal Adulto, Grupo de Canto do CRAS e Grupo de danças Gaúchas da EMEF Princesa Isabel e também a apresentação da Peça Teatral "Odisséia e Poesia" pelo Grupo Cultura nas Estradas. Apoio SESC – Crus Alta. Ingresso: 1 Kg de alimento não perecível e/ou produto de limpeza.

Na segunda-feira, dia 12, a programação foi à tarde, com Espetáculo teatral "Brincando com Saltimbancos" – cidade de Tapera, envolvendo aluno da EducaçãoInfantil e de 1º ao 5º ano das Escolas Municipais e Estadual. A qual passou uma mensagem de que a alegria é o combustível da alma e que na vida precisamos brincar.Também nesta tarde aconteceu oficina de embelezamento dos espaços públicos (praças das comunidades), realizado pelos alunos do 6º, 7º anos do Ensino Fundamental em parceira com Secretaria de Serviços Urbanos, Meio Ambiente e Agricultura, realizaram um trabalho de valorização dos espaços públicos.

Já na terça-feira, dia 13, aconteceu à tarde a Oficina Maturidade Ativa em parceria com o SESC que envolveu o Grupo da 3ª Idade, Grupos do CRAS e pessoas da comunidade que participaram de atividades físicas, planejadas especialmente para esta faixa etária. Este trabalho foi um momento marcado pela alegria, cooperação e, principalmente o desacomodar-se, sair da rotina e participar das atividades diferenciadas. No final as equipes receberam medalhas como premiação.

Também neste dia aconteceu a oficina "Escolas Alto Alegrenses no palco" com apresentações das Escolas Municipais e Estadual onde as crianças, jovens e adultos puderam apresentar de forma brilhante suas potencialidades em relação a encenação, abordando a questão do ambiente e ações sustentáveis. Foi um momento único com grande participação dos pais que vieram acompanhar e prestigiar o trabalho dos filhos e das escolas.

Na quarta-feira, dia 14, foi realizado whorkshops de técnicas de vídeos com celulares. Alunos de 8º, 9º, 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio, tendo como instrutores Michael Kempfer e Eliseu Feiten que dividiram o trabalho em dois momentos, primeiramente explicações e mostra de instrumentos relativos ao trabalho e após em momento prático que foi realizado no Parque de Eventos do município. Neste dia os alunos irão responder uma pergunta. De que maneira os jovens enxergam o Alto Alegre? O resultado deste trabalho será apresentado durando a Semana do Município em Dezembro.

Já na quinta-feira, dia 15, encerrou as atividades da 27º Semana Cultural e Projeto Literário, com a ornamentação das ruas com tapetes de serragem e tapetes confeccionados pelos alunos das escolas, da catequese e comunidade em geral.

Pode-se dizer assim que a 27º Semana Cultural do município foi um momento único, com a participação, envolvimento e trabalho de muitas pessoas e que possibilitou aos cidadãos altoalegrenses a reflexão de que cultura envolve também consciência sustentável.