Secretaria Municipal da Saúde Realizou Atividades Preventivas Contra o Câncer

Publicada em Terça-Feira, 21 de Novembro de 2017.

A Secretaria Municipal da Saúde , durante todo mês de Outubro intensificou o trabalho preventivo, contra o câncer de mama e colo do útero. A equipe de saúde do município de Alto Alegre, como um todo, mobilizou-se trazendo para realização de exames Citopatológicos, e encaminhamentos de Mamografias, 118 mulheres durante o mês de Outubro, os quais foram atendidas pelas enfermeiras Cleusa Camargo Galera e Elisiana Broch, a realização dos mesmos foi de forma intensiva para contemplar um grande número de pacientes. É importante salientarmos que os exames continuam, temos uma grande lista de mulheres agendadas para serem atendidas, as Agentes Comunitárias de Saúde continuam agendando os referidos exames para meses futuros, portanto, se alguém ainda não os realizou, nem foi agendada, organizem-se com as ACS, ou procure a Unidade de Saúde.

O câncer de mama é o tipo que possui a maior incidência e a maior mortalidade na população feminina em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Foram esperados, para o ano de 2012, aproximadamente 1,67 milhões de casos novos dessa neoplasia em todo o mundo, representando aproximadamente 25% de todos os tipos de câncer diagnosticados nas mulheres.

No entanto, o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer do colo do útero é a infecção pelo papilomavírus humano (HPV). Infecções persistentes por HPV podem levar a transformações intraepiteliais progressivas que podem evoluir para lesões intraepiteliais precursoras do câncer do colo do útero, as quais, se não diagnosticadas e tratadas oportunamente, evoluem para o câncer do colo do útero. A infecção por HPV é a doença sexualmente transmissível (DST) mais comum em todo o mundo e a maioria das pessoas sexualmente ativas, homens e mulheres, terá contato com o vírus durante algum momento da vida. Entretanto, mais de 90% dessas novas infecções por HPV regridem espontaneamente em seis a 18 meses. Existem hoje 13 tipos de HPV reconhecidos como oncogênicos pela Iarc. Desses, os mais comuns são o HPV16 e o HPV18.

Segundo estudos os tipos de câncer mais incidentes no mundo foram pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão). Nos homens, os mais frequentes foram pulmão (16,7%), próstata (15,0%), intestino (10,0%), estômago (8,5%) e fígado (7,5%). Em mulheres, as maiores frequências encontradas foram mama (25,2%), intestino (9,2%), pulmão (8,7%), colo do útero (7,9%) e estômago (4,8%).

"Nós podemos. Eu posso" é o tema da campanha para o período de 2016 a 2018, protagonizada no Brasil pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca). A campanha pretende mostrar como todos – em grupo ou individualmente – podem fazer a sua parte para reduzir o câncer.Fonte de Informações: ONU e Inca