PIM está em plena atividade

Publicada em Sexta-Feira, 13 de Abril de 2018.

O Programa Primeira Infância Melhor – PIM está com suas atividades a todo vapor através das visitas domiciliares e atividades coletivas. São atendidas crianças com idade entre 0 e 4 anos recebendo as visitadoras semanalmente em suas casas para realizar atividades voltadas ao estimulo e desenvolvimento da criança.

Como as crianças aprendem brincando, é de um modo lúdico e divertido que são repassadas as orientações para que a família desenvolva atividades com o objetivo de estimular as dimensões da Comunicação e linguagem, Cognitiva, Socioafetiva e Motora.

A forma de atendimento domiciliar é positiva ao passo que ali a criança sente-se mais à vontade para se expressar e desenvolver a atividade planejada, bem como de proporcionar à visitadora maior possibilidade de avaliar o desenvolvimento e evolução da mesma em todas as dimensões.
Além das visitas domiciliares, também são realizadas atividades coletivas em datas comemorativas no decorrer do ano onde toda a família é convidada para este momento de integração e socialização entre todos os envolvidos no Programa.

A equipe reúne-se semanalmente junto ao espaço do PIM localizado no Posto de Saúde, a fim de discutir e planejar ações relacionadas ao Programa. Participa também de encontros de formação regionais que acontecem nos municípios da região que atendem famílias através do Programa. São 7 municípios que organizam capacitações de acordo com as próprias demandas e anseios que vão surgindo no decorrer das atividades.

A equipe de gestão estadual também proporciona qualificação das equipes através de encontros grupais que acontecem todos os anos num município que sedia os mesmos.
Atualmente, o PIM de Alto Alegre atende 36 crianças da cidade e interior através de 3 visitadoras. O Programa é de participação espontânea e convida as famílias que ainda não participam do mesmo e que demonstram interesse a procurar os responsáveis e solicitar o início do atendimento.

« Voltar