23ª Semana Cultural tem programação definida

Publicada em Sexta-Feira, 10 de Maio de 2013.

Evento que tem tradição em Alto Alegre acontece de 25/05 a 30/05/2013 e tem como tema Cultura: A Arte de Viver Bem.

Neste ano não acontece o Projeto Literário, mas o incentivo a leitura será destaque com a organização de Pontos de Leituras na cidade (Sicredi, Posto de Saúde, Prefeitura Municipal, Praça da Matriz e Escolas). Nestes locais estarão a disposição das pessoas materiais para incentivar as pessoas ao hábito da Leitura.

Outra atividade será a "Mochila da Leitura" para cada turma das escolas Municipais. Esta Mochila será levada para casa onde os alunos e a família poderão utilizar o matéria para adquirir mais conhecimentos e incentivar o hábito e a prática da leitura, da oralidade e da escrita.

A Oficina de Leitura que será na Biblioteca Pública Municipal Recanto da Cultura, junto ao Prédio da SMEC, terá como novidade o novo acervo Bibliográfico adquirido do PNAE. O acervo conta com 302 livros e será destinado aos alunos de Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental. São livros em EVA, pano, material cartonado que chamam a atenção para leitura, pois além da escrita, a apresentação visual faz o aluno interagir com o livro estimulando a imaginação. Com isso as escolas poderão realizar um trabalho diferenciado, desafiando o aluno a criar e recriar histórias.

Outras atividades

Dia 25/05 - Sábado:
14:00 no Salão Comunitário: Abertura da semana Cultural. Numa Parceria com o SESC de Cruz Alta teremos o teatro Luz e Cena da Cidade de Novo Hamburgo com o Espetáculo: Sepé Tiaraju O Guerreiro da Lua Crescente. É um espetáculo musical para todas as idades, que conta a saga heróica de uma nação e seu grande líder. A peça é uma visão poética da epopéia vivida pelo povo Guarani, suas lutas, seu encontro com a religiosidade e sua incrível jornada em busca da "Terra sem males". Um espetáculo que se propõe através da música e da poesia. O resgate de um verdadeiro herói brasileiro, o índio da lua na testa o bravo guerreiro Sepé um homem que ainda hoje vive na fronteira entre o mito e a realidade.O elenco de 6 atores com 15 personagem promete encantar os espectadores com sua história.
19:30 no Salão Comunitário: Campeonato Regional de Futsal, Categoria Feminina com equipes de Tapera, Espumoso, Ibirubá e Alto Alegre.

Dia 27/05 - Segunda-feira:
19:00 no Salão Comunitário: Noite Cultural com apresentação de Grupos Culturais do nosso Município: Grupo de Violão, Grupo de Danças Gaúchas, Corais Municipais.
Apresentação de Teatro pelas Escolas:
-EMEI Primeiros Passos
-EMEF David Canabarro
-EMEF Princesa Isabel
-EEEB Barão Homem de Melo

Dia 28/05 - Terça feira na EEEB Barão Homem de Melo
- Oficina de Contação de Histórias Alunas do Magistério do Instituto Estadual de Educação Dr Ruy Piegas da Silveira;
- Oficina de Leitura - Biblioteca Municipal Recanto Cultural para alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
13:00 Palestra na Sala da SMEC Pe Eleando Augusto da Silva, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Lurdes de Ibirubá. Tema: Jovem, Protagonista do Presente. Alunos do 6º ano a 8 ª série e Ensino Médio.
19:00 Jogos do Campeonato Municipal de Futsal Masculino categoria Principal e Veterano.

29/05 - Quarta-feira:
Dia do Desafio "Você se mexe o mundo mexe junto"
Alto Alegre-RS X Pinhalão-PR

Cronograma dia do desafio:
- 0:30 - Atividade física - Universitários
- 8:00 - Atividade física - em frente a prefeitura Municipal - EEB Barão Homem de Melo, funcionários públicos, comercio, publico em geral.
- 13:30 - Atividade física e entrega de medicação - Salão Comunitário- Grupos 1,2 e 3, hipertensos. diabéticos e terceira idade.
- 15:00 - Atividade física e abraço na Praça Da Matriz.
- 20:00 - Treino equipe RBS de Futsal;
- 14:00 - V Conferência Municipal das Cidades - Sala da SMEC.

30/05 - Quinta-feira
7:00 - ornamentação das ruas com tapetes de serragens - Escolas, catequizandos, Grupos de Jovens, Universitários, 3ª Idade, Comunidade em Geral.
9:00 - Missa e Procissão de Corpus Christ;