Escolhidas as demandas que farão parte da cédula de votação da Consulta Popular 2018

Publicada em Segunda-Feira, 25 de Junho de 2018.

Os municípios integrantes do Conselho Regional de Desenvolvimento – Corede Botucaraí – estiveram reunidos na terça feira (12) em Soledade, para escolher as demandas que farão parte da votação da Consulta Popular 2018. Estiveram representando o município de Alto Alegre o Prefeito Gilmar Tonello, representante do COMUDE Senhores Hélio Dalberto e Jacob Dário Batistti e o Delegado do município, escolhido na assembléia da microrregião Sargento Fernando Rodrigues de Lima.

Houve um processo de reuniões divididas em microrregionais em que os municípios escolheram em quais as áreas prioritárias para receber recursos. Essas foram encaminhadas para a audiência ampliada, que reuniu todos os municípios do Corede, onde foram escolhidas as demandas que farão parte da cédula de votação.
As seis ações que constará n a cédula de votação da Consulta Popular 2018 na região do Alto da Serra do Botucaraí, serão:

Nº 01 – SSP (Secretaria de Segurança Pública) = Reaparelhamento dos órgãos de segurança – Aquisição de equipamentos, viaturas, embarcações.
Nº 02 – SES (Secretaria Estadual de Saúde) = Aquisição de veículo para transporte sanitário: Ambulância, Vans, Veículo Leve.
Nº 03 – SDR (Secretaria de Desenvolvimento Rural) = Apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar.
Nº 04 – SES (Secretaria Estadual de Saúde) = Reforma e aquisição de equipamentos para estabelecimentos de saúde, vinculados ao SUS.
Nº 05 – UERGS = Programa de Modernização e Desenvolvimento da Educação Superior Pública – aquisição de equipamentos.
Nº 06 – SEDUC (Secretaria de Educação) = Laboratórios tecnológicos de aprendizagem para a educação profissional técnica de nível médio.
Nesta audiência foi definida também a divisão dos valor; estabelecendo-se que o montante será dividido entre as três demandas mais votadas, ficando 40% para a que tiver o maior número de votos e 30% para a segunda e a terceira respectivamente. O cidadão poderá votar em somente uma das seis demandas existentes na cédula. A Consulta Popular 2018 acontece nos dias 26, 27 e 28 de junho com votação através da internet no site vota.rs.gov.br ou por aplicativo que será operado através de dispositivos móveis habilitados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento – Comude.