Campanha de doação de sangue - Secretaria Municipal de Saúde

Publicada em Quinta-Feira, 21 de Fevereiro de 2019.

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que estará realizando viagem para doação de sangue em Passo Fundo na próxima quarta-feira, 27 de fevereiro, com saída às 12h e 30min da unidade de saúde.

Aqueles que tiverem interesse em se inscrever, favor comparecer à unidade de saúde com a enfermeira Cleusa Galera.

Os seguintes requisitos devem ser observados, bem como os impedimentos para a doação de sangue.

Requisitos básicos

» Estar em boas condições de saúde.

» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, ver documentos necessários e formulário de autorização).

» Pesar no mínimo 50kg.

» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários

» Resfriado;

» Gravidez;

» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.

» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).

» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.

» Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.

» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

» Qualquer procedimento endoscópico (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc): aguardar 6 meses.

» Extração dentária (verificar uso de medicação) ou tratamento de canal (verificar medicação), cirurgia odontológica com anestesia geral: 4 semanas;

» Acupuntura: se realizada com material descartável: 24 horas; se realizada com material sem condições de avaliação: aguardar 12 meses;

» Vacina contra gripe: por 48 horas;

» Herpes labial ou genital: apto após desaparecimento total das lesões;

» Herpes Zoster: apto após 6 meses da cura (vírus Varicella Zoster);

» Brasil: estados como Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são locais onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses para doar, após o retorno;

» Malária: quem esteve em países com alta prevalência de malária deve aguardar 12 meses após o retorno para doar. (critério semelhante ao dos estados brasileiros com prevalência elevada de malária);

» Febre Amarela: quem esteve em região onde há surto da doença deve aguardar 30 dias para doar, após o retorno; se tomou a vacina, deve aguardar 04 semanas; se contraiu a doença, deve aguardar 6 meses após recuperação completa (clínica e laboratorial).

Impedimentos definitivos

» Hepatite após os 11 anos de idade;

» Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;

» Uso de drogas ilícitas injetáveis;

» Malária;

Doar sangue é um ato de amor. Doe sangue, salve vidas.