Solenidade de entrega do Documento Orientador Territorial reúne profissionais da educação e comunidade

Publicada em Sexta-Feira, 02 de Agosto de 2019.

Na quinta-feira, 1º, a comunidade escolar e alto alegrense se reuniu na Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC, para a entrega do Documento Orientador do Território Municipal de Alto Alegre – DOTMAA, que engloba todas as áreas de conhecimento com seus aspectos específicos e gerais. O Conselho Municipal de Educação recebeu o documento para avaliação e posterior aprovação da redação final, com apontamentos a serem observados e alterados ou complementados.

O trabalho iniciou em 2014 com a construção da Base Nacional Comum Curricular – BNCC, a nível federal, e se estendeu até este ano, com as formações e construção do Documento Orientador do Território Municipal – DOTM em cada cidade brasileira.

Os estudos da BNCC ocorreram em regime de colaboração entre a SMEC, empresa de assessoria SIMAE, escolas municipais e estadual, e foram realizadas no ano de 2018, finalizando em 2019 com o estudo do Referencial Curricular Gaúcho – RCG, envolvendo a comunidade escolar do município, que se empenharam nos estudos, auxiliando na elaboração das habilidades locais que foram complementadas nas diferentes disciplinas, de acordo com a realidade do município.

O principal objetivo do estudo foi construir um documento que norteará os currículos de todas as escolas, tendo em vista a garantia de aprendizagens comuns aos alunos, independente da rede em que estudam.

A coordenadora geral do DOTMAA pela SMEC, Rosineidi Beatriz Schwantes Broch, relata que o trabalho de redação final foi amplo e árduo, mas que recompensa ver o resultado e o envolvimento dos participantes, pois se trata de um documento possível e voltado a realidade local.

A secretária municipal de Educação e Cultura Rosane Puhl Dalberto afirma que este trabalho é muito importante para a educação do município, pois o currículo escolar necessita de atualizações periódicas a fim de melhor contemplar as constantes mudanças e transformações da sociedade.

Segundo Rosane, este documento é o primeiro passo e nos demonstra que a educação nunca pára e que estamos em constante aprendizado visando juntos à construção de uma educação mais qualitativa e com eficiência para nossos educandos.