CRAS em viagem de integração à Vila Flores e Veranópolis

Publicada em Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019.

Na sexta-feira, 16, o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS, junto com integrantes dos Grupos de Convivência da Terceira Idade, Grupo de Mulheres e equipe, realizaram uma viagem junto à cidade de Veranópolis e Vila Flores.

Em Veranópolis, tiveram a oportunidade de visitar a Igreja Matriz de São Luiz Gonzaga, construída em 1910, em estilo gótico, sustentada por cerca de 40 ou mais colunas verticais, possuindo duas torres iguais localizadas em sua parte frontal, que formam uma cruz quando vista de cima. Em seguida se fez a visita junto a Gruta Nossa Senhora de Lurdes, construída com pedras toscas, tendo forma abóboda, de concha e a fachada voltada para o norte como convinha pela disposição do terreno, dando origens as romarias.

Durante o passeio, ainda em Veranópolis, o grupo teve a oportunidade de conhecer o Belvere do Espigão, tendo uma bela vista do leito do Rio das Antas, a casa de máquinas da usina hidrelétrica Monte Claro e ponte de estrada de ferro, podendo visualizar os vagões dos trens, desaparecendo por entre os túneis sobre as montanhas.

Após seguiu-se até a vinícola Simonetto, que produz vinhos, espumantes e sucos artesanalmente em quantidade limitada, com um cuidado especial, onde foi feito a degustação dos mesmos.
No final do roteiro, foi participado do Filó de Vila Flores, onde o grupo foi recebido à luz dos lampiões e envolvidos na magia do Filó, num clima de passado.

O Filó é um momento especial no qual tem-se a oportunidade de vivenciar a cultura e saga do imigrante italiano. A música, o canto, as brincadeiras, a polenta e o bom vinho fazem a alegria do Filó. A oração é o suporte da fé. Quem participa do Filó vivencia o resgate da cultura trazida pelos imigrantes italianos e pouco lembrada em nossos dias. O visitante sente-se à vontade, interage e convive com a família do Filó participando de todos os momentos. Na simplicidade do encontro, mesa farta, alegria e descontração.

« Voltar