ENEM e vestibulares: qual profissão devo escolher?

Publicada em Sexta-Feira, 01 de Novembro de 2019.

O fim da caminhada escolar é cheio de dúvidas. A vida adulta se inicia e a escolha por cursar uma faculdade ou não permeia a mente dos jovens, entre cursos e outros caminhos para seguir.

Pensando nisso, a Escola Estadual de Educação Básica Barão Homem de Melo, dentro do tema orientador "Ser humano: aprender a conhecer, conviver, fazer e ser", elaborou o projeto "Universo Profissional – A escolha", a partir das dúvidas dos estudantes do 2º e 3º ano do Ensino Médio.

Além dos questionários que resultaram em pesquisas e debates, foram realizadas visitas às Universidades e suas feiras de profissões, bem como conversas com ex-alunos a respeito da escolha profissional e como é a realidade da universidade.

"A finalização da vida escolar e ingresso na Universidade causa certa insegurança nos jovens, mas o trabalho que realizamos esclareceu muitas coisas, especialmente com a visita dos profissionais e seus relatos", declara a professora Karine Eckert, que em conjunto com a professora Eliane Dalberto Iopp esteve à frente do projeto.

"São estes jovens que estarão à frente das instituições e serão os profissionais, e nós enquanto educadores, temos a missão de orientá-los em suas escolhas e nos caminhos que eles desejam seguir", afirma a diretora da EEEB Barão Homem de Melo, Margarete Tomazi Seibel.

Também com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, que possibilita a entrada nas Universidades de todo país por meio dos seus programas de bolsas, financiamentos e ingresso na graduação superior pública, a preparação e intensificação dos estudos permeia a rotina escolar, com revisão de conteúdos e reforço para a prova que diversos alunos realizarão.

O ENEM acontece nos próximos domingos, 3 e 10 de novembro, e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura – SMEC estará disponibilizando o transporte aos que realizarão a prova na cidade vizinha, Espumoso, com saída às 11h15min, em frente à SMEC.