Saúde reserva espaço para atendimento aos casos suspeitos

Publicada em Quinta-Feira, 14 de Maio de 2020.

A mobilização ao combate do Coronavírus e o achatamento da curva de casos tem levado às mudanças que vivemos hoje: isolamento social, uso de máscaras e álcool gel. E o setor de saúde pública tem se mobilizado para conscientizar e atender à população, readaptando-se em seu modo de atuação e nos espaços de trabalho.

Para isso, além do regime de trabalho atendendo somente urgências e emergências, a Secretaria Municipal de Saúde de Alto Alegre preparou um espaço isolado junto à Unidade Básica de Saúde para atendimentos de casos suspeitos do Covid-19. Ali, estão dispostos os equipamentos de proteção individual mais rigorosos, com viseiras e máscaras para a proteção do rosto, e roupas especiais que cobrem todo o corpo, além de luvas descartáveis.

É importante sempre ressaltar que o isolamento social deve continuar, pois associado a higienização das mãos e limpeza de superfícies, ele ainda é o principal meio de prevenção contra o Coronavírus. Para que isso seja cumprido, a Vigilância Sanitária e os profissionais da área da Enfermagem estão verificando algumas informações passadas pela comunidade altoalegrense, especialmente no que diz respeito a vinda de pessoas de outras cidades ao municípios, inclusive de municípios com grande número de infectados.

A equipe está abordando algumas residências para a verificação destas informações e orientando sobre o risco de visitantes intermunicipais e interestaduais neste momento. "Estamos seguindo as instruções da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde, pensando somente no bem estar do povo altoalegrense", destaca Jurandir Melo, enfermeiro na Unidade Básica de Saúde em Alto Alegre.

Até o momento, não há nenhum caso confirmado, e os cuidados devem prosseguir e ser cumpridos pela população para que continue dessa forma. Os mais importantes são o uso de máscara sempre que precisar sair de casa, higienizar as mãos várias vezes ao dia com água e sabão ou álcool em gel, e respeitar o distanciamento e isolamento social, pensando na sua saúde e na dos seus entes queridos. A Secretaria Municipal de Saúde está à disposição para atender as pessoas com sintomas do Coronavírus, por meio do telefone (54) 3382-1095 ou pelo WhatsApp (54) 99601-6051. Também, para denúncias de aglomerações ou atividades que vão contra os decretos de isolamento social, a Brigada Militar e a Comissão Sanitária estão à disposição nos fones (54) 9 9607-5614 e (54) 9 9664-1254, respectivamente.

Outra questão importante é a dengue, que já possui casos em nossa região. O período de isolamento social deve ser aproveitado para eliminar focos de água parada, principal criadouro do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya. A Vigilância Sanitária também está realizando vistorias nesse sentido, e caso sejam encontrados focos do mosquitos nas residências e arredores, haverá notificações. Os casos reincidentes, ou seja, notificados anteriormente e que não tomaram as devidas providências para remover os focos de água parada, serão multados.