Cartilha com orientações é lançada durante sessão da Câmara

Secretária de Saúde Darlene Munhoz e equipe apresentaram Cartilha e pautaram medidas de prevenção

Publicada em Sábado, 23 de Maio de 2020.

Na segunda-feira, 18, durante a sessão da Câmara de Vereadores de Alto Alegre, membros do Gabinete de Gestão e de Crise e Secretaria Municipal de Saúde lançaram a Cartilha de Orientações ao Combate do Coronavírus.

A secretária municipal de Saúde Darlene Munhoz e a vigilante sanitária Lorete Broch utilizaram o espaço cedido para apresentar a cartilha e ressaltar a importância de todos os cuidados exaustivamente repetidos em diversas oportunidades. A farmacêutica Flávia Dierings também realizou uma explicação técnica sobre o conteúdo da Cartilha, sobre a prevenção e como o uso de máscaras deve ser amplamente adotado pela população. Neste caso específico, as autoridades municipais como figuras públicas, devem dar o exemplo aos munícipes, seguindo as orientações dos profissionais da saúde.

Na oportunidade, os vereadores votaram a favor do projeto de lei nº41/2020, aumentando a carga horária da profissional enfermeira de 20 para 40 horas, devido à pandemia do Coronavírus e o serviço configurar como essencial na linha de frente para combate-lo.

O acesso à Cartilha deverá chegar a toda população, em distribuições por meio das agentes de saúde nos domicílios. É importante ressaltar que o isolamento social continua valendo, bem como a higienização frequente das mãos e o uso da máscara sempre que necessitar sair de suas residências.

O Gabinete de Gestão e de Crise está trabalhando para organizar as medidas necessárias e fiscalizar as ações submetidas, tendo o amparo da lei, conforme o artigo 268 do Código Penal:

Art. 268 - Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa:Pena - detenção, de um mês a um ano, e multa.Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se o agente é funcionário da saúde pública ou exerce a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.Omissão de notificação de doença.

Em nome da Administração Municipal, pedimos que continuem com os cuidados preventivos, e assim, logo poderemos retornar à normalidade.

« Voltar