Visitações do PIM

Publicada em Sexta-Feira, 24 de Julho de 2020.

Na última semana de julho, as visitadoras do programa Primeira Infância Melhor estiveram em algumas casas das famílias cadastradas no programa, distribuindo atividades a serem realizadas.

As visitas do PIM estavam paralisadas devido à pandemia do COVID-19, mas aos poucos e com a autorização das famílias a distribuição de atividades está sendo realizada, com o uso dos equipamentos de proteção individual e o álcool em gel, bem como o distanciamento social.

O PIM é uma política pública pioneira no Brasil, e visa a promoção do desenvolvimento integral na primeira infância, que contempla as crianças de 0 a 3 anos. Ele existe no Brasil desde 2003, mas em 2006 tornou-se a Lei Estadual nº 12.544.

As ações são desenvolvidas por meio de visitas domiciliares e comunitárias às famílias em situação de risco e vulnerabilidade social, para fortalecer suas competências na educação e cuidado de suas crianças.

As atividades são totalmente voltadas para a evolução das capacidades físicas, intelectuais, sociais e emocionais do ser humano, sendo sustentado pelos eixos Comunidade, Família e Intersetorialidade.

As visitadoras do PIM em parceria com as Secretarias Municipais de Saúde, Educação e Assistência Social desempenham um papel importante no desenvolvimento pleno da primeira infância, auxiliando no crescimento das crianças como parte da sociedade.

O trabalho com os membros do PIM prossegue de maneira remota, com atendimento via WhatsApp.

« Voltar