Agosto Dourado

Publicada em Segunda-Feira, 03 de Agosto de 2020.

No mês de agosto é comemorado e incentivado a amamentação, que neste ano tem como tema "APOIE O ALEITAMENTO MATERNO POR UM PLANETA SAUDÁVEL", voltada a temática do Desenvolvimento Sustentável, proposta pela Organização das Nações Unidas, enfatizando a íntima relação entre o aleitamento materno e o meio ambiente.

Os benefícios da amamentação são diversos, mas a pauta desta edição chama para a sustentabilidade envolvida em todos os aspectos do aleitamento materno. Na questão ambiental, o leite materno não requer publicidade, embalagem ou transporte, não gerando resíduos ou causando esgotamento de recursos naturais.

O leite materno é o alimento mais completo, oferecendo aporte nutricional adequado às necessidades do bebê e da criança, além de favorecer o amadurecimento do sistema imunológico e da microbiota intestinal e proteger contra diarreias, infecções, sobrepeso e obesidade.

Os benefícios do aleitamento materno vão muito além da alimentação infantil, pois estudos trazem evidências que a amamentação oferece proteção para a saúde e bem-estar materno, diminuindo as chances do desenvolvimento de câncer de útero e ovário e inibindo a diabetes mellitus tipo 2, bem como aumentando o vínculo com o bebê e diminuindo a chance de depressão pós-parto.

Neste mês, a equipe da Unidade Básica de Saúde Luiz Corazza, em especial às visitadoras do programa Primeira Infância Melhor, as assistentes sociais e a nutricionista estarão trabalhando no incentivo e auxiliando na manutenção do aleitamento materno exclusivo, bem como o prédio da UBS será iluminado tematicamente em apoio ao Agosto Dourado.

Também o Conselho Regional de Nutricionistas da 2ª Região estará realizando um Seminário online e gratuito para todos aqueles que tiverem interesse. As conversas serão realizadas nos dias 5, 12 e 19 de agosto, e para acompanha-las, basta acessar a página no link https://www.facebook.com/conselhonutricionistas2/ em qualquer um destes dias e acompanhar os palestrantes.

Amamentar é um ato de amor, pois alimenta e nutre quem o recebe, previne a saúde de quem o doa, e preserva o meio ambiente. VIVA O LEITE MATERNO!

« Voltar