Cooperativa Escolar da EMEF Princesa Isabel está em processo de fundação

Publicada em Terça-Feira, 20 de Abril de 2021.

Os alunos da Escola Municipal Princesa Isabel estão se preparando para implementar uma Cooperativa Escolar. Na última sexta-feira (16), eles participaram de uma oficina do projeto que é desenvolvido pelo Sicredi com a parceria da Administração Municipal. Com autorização dos pais e seguindo todos os protocolos de saúde, alguns alunos representaram os colegas e participaram das atividades sobre cooperativismo que aconteceram na SMEC.

Conforme Diego Piovesan De Ramos responsável pela área de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Espumoso RS/MG, a iniciativa vem sendo preparada desde 2019, e neste ano a expectativa é encontrar formas de finalmente fundar a cooperativa escolar. "Esse projeto visa criar uma Cooperativa dentro da escola, convidando todos os alunos a participarem e desenvolverem trabalhos de liderança e de formação cooperativista. Em Alto Alegre nós começamos esse movimento em 2019, quando fizemos um primeiro momento de sensibilização com a Comunidade Escolar, mas devido à pandemia em 2020 nós não conseguimos fundar a cooperativa. Neste ano de 2021 temos feito trabalhos presencialmente com todos os protocolos e cuidados de higiene, pra que possamos começar um planejamento pra realizar a fundação assim que retornarmos aos trabalhos presenciais. Hoje temos a alegria de poder dizer que a Cooperativa Escolar da Escola Princesa Isabel da Treze de Maio, Alto Alegre, está em processo de fundação", destacou Diego.

Everaldo Mariani está auxiliando nas metodologias para o envolvimento dos alunos nesta atividade e ressaltou que participar de uma Cooperativa Escolar pode ter grande influência na vida das crianças. "A Cooperativa Escolar trabalha dentro dos princípios da Cidadania e da Cooperação. É um empreendimento formado por crianças e jovens sem fins lucrativos, que tem o objetivo de fomentar o processo de ensino aprendizagem, cultura e economia, com o empoderamento e o protagonismo delas. Através deste projeto são desenvolvidas muitas ações que fomentam a formação da criança, utilizando conteúdos ensinados na sala de aula de forma interdisciplinar na Cooperativa" explicou Everaldo.

As professoras envolvidas no projeto, Marisa Pasinatto, Diretora da EMEF Princesa Isabel, Odete Borges, Coordenadora do Programa "A união Faz A Vida" e Marina Muratt, Orientadora da Cooperativa Escolar, participaram ainda na última semana de uma formação especial com a equipe do Sicredi. Nesta oportunidade, elas se qualificaram para aplicar as metodologias propostas para que a implantação da Cooperativa aconteça através de jogos e desafios que os alunos irão cumprir passo a passo. Na formação a equipe recebeu um Notebook destinado para auxiliar as atividades do projeto.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030