Colheitadeira pega fogo no interior de Alto Alegre

Publicada em Sexta-Feira, 30 de Abril de 2021.

Na manhã desta sexta-feira (30), o Prefeito Avelino Salvadori foi até a propriedade do Agricultor Familiar Daniel Holdefer, na comunidade da Treze de Maio, que perdeu sua colheitadeira em um incêndio. O incidente aconteceu na tarde da quinta-feira (29), quando Daniel colhia a soja e percebeu que o fogo já havia se espalhado pelo equipamento.

Por se tratar de um local sem sinal de celular, o agricultor foi até a parte mais alta da lavoura para contatar os vizinhos, que logo chegaram com pulverizadores e extintores para prestar socorro. O Corpo de Bombeiros de Tapera foi acionado, bem como a equipe da Secretaria de Agricultura de Alto Alegre, que chegaram quando o fogo já estava controlado.

Daniel ressaltou a necessidade de haver socorro mais próximo do nosso município. "Até que conseguimos chamar os Bombeiros e eles vêm, são 40km de estradas estreitas, cheia de curvas, não dá tempo de socorrer. Gostaríamos de contar com um caminhão preparado para atender essas emergências no nosso município".

O Prefeito Avelino reconhece que esta é uma grande necessidade, principalmente na época da safra. "Sabemos que durante a safra o risco de incêndio nos maquinários e na lavoura é grande, por isto vamos trabalhar com a possibilidade de termos um veículo preparado para atender a qualquer eventualidade, assim como os equipamentos necessários para controlar fogo, extintores e EPI’s", afirmou o Prefeito.

Os danos deste incêndio foram apenas materiais. Com a ajuda e solidariedade dos vizinhos, o fogo não se alastrou para a lavoura, mas a colheitadeira teve prejuízos irrecuperáveis. "Vamos reaproveitar o que for possível e vender a ceifa para o ferro velho. Com o tempo vamos nos estruturar para adquirir outro equipamento, não podemos desaminar", afirmou Daniel.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030