Prefeito Avelino entrega pauta de Alto Alegre em reunião da AMASBI

Publicada em Quinta-Feira, 01 de Julho de 2021.

Na tarde de quarta-feira (30), o Prefeito Avelino esteve com as Secretárias de Educação, Professora Claudete Morgan, e de Assistência Social Keythy Gonçalves dos Santos, em Soledade para participar de reunião da AMASBI (Associação dos Municípios do Alto da Serra do Botucaraí). O encontro foi convocado pela presidente da entidade, Marilda Borges para integrar e discutir assuntos de interesse dos municípios, e contou com a presença dos prefeitos e secretários municipais, bem como demais lideranças.

Na oportunidade o Prefeito Avelino entregou um ofício à Associação solicitando ajuda para a realização do asfalto na VRS 856, que passa pela comunidade da Linha Bonita e liga os municípios de Alto Alegre e Campos Borges. "A Amasbi é uma importante entidade e queremos que esta nossa reivindicação esteja entre as pautas prioritárias, para que a Associação seja mais uma influência para o Estado entender a relevância de investir no nosso município", ressaltou o Prefeito Avelino.

Como mediadoras do evento, estiveram presentes a presidente da Associação e prefeita de Soledade, Marilda Borges Corbelini, e Karen Fritz, coordenadora do Projeto de Extensão PROJUR Mulher Diversidade/UPF. Os pontos de pauta da reunião ficaram a cargo do pedido de desfiliação da AMASBI, por parte do município de Nicolau Vergueiro, a análise da situação do Covid e do retorno das aulas presenciais nos municípios, análise sobre Projeto Avançar – Ações e investimentos do governo Gaúcho, apresentação do Projeto Regional do Banco do Empreendedor e a proposta para desenvolver Projeto sobre a violência contra a mulher.

O projeto regional do Banco do Empreendedor foi apresentado pela prefeita Marilda aos demais gestores municipais que integram a AMASBI. A proposta era apresentá-lo para que os prefeitos interessados possam implantá-lo em seu município, assim como aconteceu em Soledade, município pioneiro na região a trabalhar com um programa de micro crédito, que atendeu 435 pequenas e micro empresas, ao longo dos três anos de existência.

"Queremos que a região em que Soledade está inserida se desenvolva, tanto no aspecto econômico, quanto na geração de empregos e renda, com uma agricultura cada vez mais forte, que as empresas locais sobrevivam e possam se desenvolver a contento, e o Banco do Empreendedor vem com esta missão, para explanarmos para a região uma experiência que deu e está dando muito certo", enfatiza Marilda.

Outro assunto em pauta foi a possibilidade de desenvolver um projeto no que diz respeito à violência contra mulher. "As mulheres precisam de igualdade na participação social, política e econômica, sendo esta a principal maneira de acabar com a violência física e doméstica", destacou a coordenadora do projeto de Extensão PROJUR Mulher Diversidade/UPF, Karen Fritz, ao considerar os dados alarmantes deste tipo de crime.

Diante disto, um projeto idealizado pelo PROJUR, em parceria com a coordenadoria da Mulher de Soledade, Prefeitura Municipal, Campus UPF de Soledade e Ministério Público, está sendo planejado, a fim de que dados, tipos de ocorrências registrados contra a mulher, dentre os municípios integrantes da AMASBI, possam ser analisados para que construam-se tipologias e ações para combater as agressões contra as mulheres. Para isso, oportunidades de emprego estão sendo planejadas, para serem ofertados às mulheres vítimas da violência, que como se não bastasse sofrer com violências física e verbal (que muitas vezes desencadeiam o feminicídio), sofrem também, com a desvalorização social, salarial e pessoal, como destaca Marilda Borges Corbelini – a primeira mulher eleita ao longo dos 146 anos de existência do município de Soledade.

Após serem apresentadas, as duas propostas – Projur Mulher e Banco do Empreendedor, passarão por uma análise entre os gestores dos municípios integrantes da Associação, para que novos passos sejam dados. A AMASBI é composta pelos seguintes municípios: Alto Alegre, Barros Cassal, Campos Borges, Espumoso, Fontoura Xavier, Gramado Xavier, Ibirapuitã, Itapuca, Mormaço, São José do Herval, Soledade e Tio Hugo.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Amasbi.