Secretaria de Agricultura e Emater têm convênio para Análises de Solos

Publicada em Quarta-Feira, 14 de Julho de 2021.

A Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com a Emater, está oferecendo análise de solos para os agricultores de Alto Alegre. O projeto é fruto de um convênio com o Laboratório Ciência do Solo, do município de São João da Urtiga/RS, e oferece o serviço por um preço mais acessível. Na parceria, a Emater realiza a coleta da amostra na propriedade rural conforme todas as exigências, e encaminha para a Secretaria de Agricultura que repassa para o laboratório.

Conforme a Secretária Mariza Pagnussatt Capoani, o projeto traz diversas possibilidades aos agricultores. "Queremos atender os agricultores que muitas vezes não tem condições de pagar uma análise completa e acabam não fazendo. Isso pode ocasionar tanto o enfraquecimento do solo quanto o desperdício de adubação, e é nesse sentido que o laudo vem pra auxiliar o agricultor a entender o que a sua terra realmente necessita", explicou a Secretária.

Os agricultores que desejarem avaliar a qualidade do solo na sua propriedade devem procurar a Secretaria de Agricultura e agendar o procedimento, que tem o valor de R$ 35,00 para a Análise de Solo Química Macro + Micro + Física Granulométrica.

A primeira Análise está sendo realizada na propriedade do agricultor Tharles Musskopf, que ressaltou a importância do projeto para os produtores. "Essa análise é muito importante pra saber o que colocar no solo, adubo, se precisa calcário para corrigir. E esta parceria com a Emater também é importante, pois recebemos o extensionista que faz um acompanhamento do nosso trabalho", destacou o produtor.

O Engenheiro Agrônomo Enrique Loro é o responsável por coletar as amostras, e relatou que a Emater pretende seguir com assistência para os Agricultores que entrarem neste projeto. "Temos a expectativa de nos aproximar de muitos produtores que não eram assistidos pela Emater. Desta forma poderemos contribuir com o nosso conhecimento, para que depois da Análise do Solo seja feita a interpretação do que realmente precisa ser colocado, qual o déficit de nutrientes, o fator limitante. Por isso propomos para cada um que fizer a coleta, que façamos também a interpretação voltada para a cultura pretendida".

A Análise de Solo é ainda essencial para aqueles produtores que pretendem buscar crédito agrícola. Os laudos dos resultados estão entre os pré-requisitos solicitados pelas instituições financeiras para conceder financiamentos. A análise representa que a propriedade tem possibilidade de corrigir possíveis deficiências de macro e micronutrientes no solo e ampliando a produtividade e diminuindo o risco de prejuízos na produção.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030

« Voltar