X Conferência Municipal de Assistência Social está marcada para 23 de julho

Publicada em Sexta-Feira, 16 de Julho de 2021.

O Conselho Municipal de Assistência Social (COMAS) e a Secretaria de Assistência Social estão organizando a 10ª edição da Conferência Municipal de Assistência Social. O evento acontecerá no dia 23 de julho no Sindicato dos Servidores Municipais, e reunirá os usuários dos serviços públicos para refletir e discutir o tema "Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social".

Conforme a Secretária de Assistência Social Keythy Gonçalves dos Santos, o momento é de participação popular. "As conferências são espaços muito importantes de debate para que a comunidade, principalmente os usuários de serviços como o Bolsa Família, os Grupos de Mulheres, Idosos, Pessoas com Deficiência, façam as suas sugestões, falem sobre o que está bom e o que precisa melhorar. É uma oportunidade que a população tem de opinar e influenciar nas prioridades e nos investimentos da administração municipal, e por entender que este momento é de grande relevância, vamos tomar todos os cuidados com a pandemia, com distanciamento, uso de máscara, álcool gel, para permitir que quem mais utiliza nossos serviços possa estar presente com segurança e participar", ressaltou a Secretária.

Programação:

• 13h – Credenciamento• 13h30min – Abertura• 14h – Início da apresentação dos eixos:

? EIXO 1 – A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades.? EIXO 2 – Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais.? EIXO 3 – Controle social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários.? EIXO 4 – Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social.? EIXO 5 – Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergências.

• 15h – Grupos Temáticos para construção das propostas.

Dia: 23 de julho de 2021

Local: Sindicato dos Servidores Municipais - SINDISEMA

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030