Declaração Anual de Rebanho deve ser entregue até 31 de julho

Publicada em Quarta-Feira, 21 de Julho de 2021.

Os agricultores de Alto Alegre tem até o dia 31 de julho para entregar a declaração anual de rebanho. O prazo, que anteriormente terminava em maio, foi prorrogado para julho em função das dificuldades causadas pela pandemia. A Secretaria Municipal de Agricultura está à disposição para auxiliar no preenchimento do documento, que deve conter todos os animais existentes na propriedade, mas o produtor também pode fazer a declaração pela internet.

O documento é obrigatório, com formulário próprio que está disponível no link https://www.agricultura.rs.gov.br/upload/arquivos/202001/07112647-declaracao-2020.pdf, e deve ser encaminhado para a Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA).

Conforme a Secretária de Agricultura Mariza Pagnussatt Capoani, quem não fizer a sua declaração pode ter vários prejuízos. "Quem não fizer esta declaração anual poderá ser multado e ainda perder o acesso aos extratos dos animais e a documentos necessários para projetos de financiamento. Além disso, quem estiver inadimplente com a declaração não poderá comprar, nem vender, ou fazer qualquer tipo de movimentação de animais, pois o cadastro ficará bloqueado", explicou Mariza.

A declaração anual de rebanho é obrigatória e exigida em dois momentos: no início do ano, de janeiro a maio, quando se relacionam todos os animais existentes na propriedade, divididos por idade e raça; e no mês de novembro, para registrar a evolução do rebanho, como nascimentos, mortes, consumo, roubo, entre outros.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030