Audiência Pública debate contas da Prefeitura com a comunidade

Publicada em Segunda-Feira, 02 de Agosto de 2021.

A Prefeitura de Alto Alegre realizou na última sexta-feira (30), Audiência Pública para a apresentar os Relatórios de Gestão Fiscal do 1° Semestre de 2021, os Relatórios Resumidos de Execução Orçamentária do 3º bimestre de 2021 e o Plano Plurianual – PPA 2022 à 2025. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores, onde o presidente do Legislativo, Vereador Daltro Cardoso deu as boas-vindas. "Precisamos aproveitar momentos como esse, onde a administração municipal apresenta seus dados e temos a oportunidade de aprender como funcionam os gastos públicos e ainda de opinar sobre aquilo que precisamos melhorar", destacou Daltro.

O Prefeito Avelino Salvadori e o vice-prefeito Dilmar Loro também fizeram suas saudações iniciais, ressaltando a importância da participação da comunidade na gestão pública. Avelino ressaltou que "a cada Audiência Pública nós também ficamos mais seguros para realizar nosso trabalho. Queremos ouvir as dúvidas e sugestões da comunidade para fazer os investimentos e focar o nosso trabalho onde a população mais precisa".

Os dados foram apresentados pelo Contador da Prefeitura Jonas Sieg Lima, que explicou ainda onde as informações estão à disposição no Portal da Transparência do município e podem ser acessados por todo mundo. "A gestão do que é público precisa de transparência. Seja por razões legais, éticas, morais ou políticas, garantir que todos os atos públicos possam ser conhecidos, verificados e auditados pela população é fundamental para todo membro do Estado, seja a nível municipal, estadual ou nacional. É importante ainda que a sociedade saiba quais são os deveres do município para poder fazer as cobranças", explicou Jonas.

As audiências públicas são um importante instrumento de transparência dos gastos públicos, além de oportunizar que a comunidade discuta seus problemas e apresente suas propostas e sugestões aos órgãos públicos, assegurando a participação popular na garantia do interesse público.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030