Publicada em Terça-Feira, 14 de Setembro de 2021.
Setembro é oficialmente o Mês Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a campanha acontece durante o ano. Os números são alarmantes: são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo, uma silenciosa epidemia.
É uma realidade triste e que infelizmente vem registrando cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. A maior parte dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais (96,8% dos casos) onde a depressão, transtorno bipolar e o abuso de substâncias são os principais.
O Setembro Amarelo tem como objetivo reduzir esses números e também dar visibilidade ao tema de forma segura e eficaz, desmistificando o tabu em torno do assunto pois há muitos mitos que só atrapalham no auxílio e encaminhamento necessário.
Desesperança, desespero, desamparo e impulsividade são sentimentos fortemente associados ao suicídio. É preciso estar atento, a escuta e observando comportamentos diferentes, isso pode fazer toda diferença.
Conheça alguns fatores de proteção:
o Acesso a serviços e cuidados de saúde mental;
o Autoestima e autocuidados;
o Laços sociais bem estabelecidos;
o Espiritualidade;
o Suporte familiar;
o Atividades prazerosas ou que tenham significado.
Você precisa de ajuda? Busque imediatamente atendimento na Unidade Básica de Saúde. A psicóloga realiza atendimentos às segundas durante o dia todo, às terças o dia todo e às sextas-feiras a tarde.
Conheça mais sobre a campanha em: www.setembroamarelo.com
SETEMBRO AMARELO – É PRECISO AGIR