Combate à Violência contra a Mulher foi tema de Roda de Conversa em Alto Alegre

Publicada em Sexta-Feira, 24 de Setembro de 2021.

Mulheres de diferentes entidades de Alto Alegre, estudantes e autoridades estiveram reunidos na última quarta-feira (22) na sala de reuniões da SMEC, para uma Roda de Conversa sobre Políticas Públicas de Combate à Violência Contra a Mulher. O momento contou com a presença de Stela Farias, ex-deputada estadual que foi a proponente da criação da Procuradoria da Mulher na Assembleia Legislativa do Estado.

Na oportunidade, Stela trouxe dados sobre a violência contra a mulher, seus impactos na vida de toda a sociedade, e destacou a importância da implementação de políticas públicas. A prevenção e combate a este tipo de violência deve dar mais segurança e oportunidades de emancipação para que as mulheres que são vítimas possam sair desta situação. As presentes também puderam falar sobre diversas condições de abuso físico, psicológico e financeiro que acontecem no cotidiano e sobre a necessidade de desconstruir essas concepções desde cedo nos homens e nas mulheres.

"O tema da violência contra a mulher precisa ser visibilizado. Essa temática não é nova, mas ela tem ganho cada vez mais espaço na última década e nós precisamos estar permanentemente estimulando essa discussão, especialmente em municípios pequenos pois é nesses lugares que é mais difícil transparecer a violência. Ao provocar o debate com autoridades e estudantes estamos espalhando pequenas sementes, para que as pessoas se envolvam no empoderamento e emancipação das mulheres, para que elas possam romper com o ciclo de violência e ocupar cada vez mais espaço e mudar essa cultura de tratamento e direitos diferente entre homens e mulheres", enfatizou Stela.

A administração municipal pretende manter o diálogo constante sobre o combate à violência contra a mulher. A criação de políticas públicas voltadas a mulheres é um objetivo, e para isso é necessário o envolvimento de toda a comunidade no debate sobre as principais necessidades e nas ações de conscientização sobre o tema.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030