Sessão da Ascamaja em Alto Alegre homenageia Vitalino Corneli

Publicada em Quinta-Feira, 14 de Outubro de 2021.

Na última sexta-feira, (08), Alto Alegre recebeu a Assembleia Geral Mensal da ASCAMAJA, Associação das Câmaras de Vereadores do Alto Jacuí e Região. Câmaras de vários municípios da região estiveram representadas, e foram recepcionadas pelos Vereadores do Município, pelo Prefeito Avelino Salvadori, o Vice-prefeito Dilmar Loro e as Soberanas.

Na oportunidade, a entidade entregou títulos de Amigo do Legislativo a personalidades da região que prestaram trabalhos comunitários de relevância nas suas comunidades. O homenageado de Alto Alegre foi o senhor Vitalino Cornelli, que com seus 93 anos de idade conta com um longo histórico de serviços prestados ao município.

O Prefeito Avelino ressaltou que sem Vitalino muitas coisas não teriam sido conquistadas para o município, talvez nem a própria emancipação. Vitalino foi aplaudido de pé pelo seu discurso, onde agradeceu a família por estar sempre presente e apoiá-lo.

Os demais municípios contaram ainda com os seguintes homenageados: Loreni Vilante Teles – Salto do Jacuí; Jorge Joaquim Pereira dos Santos – Jacuizinho; Lodis Lau Kiraly – Tunas; Hilário Tenroller – Quinze de Novembro; Luis Antônio Ribeiro Sfalcim – Ibirubá; Nadir Maldaner Hammes – Selbach; Mara Neuwald Vidal – Saldanha Marinho; Sergio Antônio Lasch – Lagoa dos Três Cantos; Sadi Nardin – Santo Antônio do Planalto; Leda Mainardi – Boa Vista do Cadeado; e Marcia Rossato Fredi – Fortaleza dos Valos. Todos os homenageados receberam um certificado e um troféu personalizado.

No evento, estiveram presentes ainda o deputado estadual Clair Kuhn, os prefeitos de Lagoa dos Três Cantos, Sergio Antonio Lasch e de Fortaleza dos Valos Marcia Fredi.

Os Vereadores de Alto Alegre enumeraram diversos serviços prestados pelo senhor Vitalino Cornelli em uma época em que para ser Vereador não se recebia salário. São eles:

"1. Foi eleito Vereador da então comunidade de Alto Alegre, pertencente ao município de Espumoso, por quatro mandatos, de 1960 a 1988;

2. Em 1961 foi eleito presidente do poder legislativo de Espumoso, em março de 1961 por licença do prefeito Getúlio soares de chaves e do vice setembrino pagnussat, assumiu de forma interina como prefeito do município de espumoso.

3. Em seu primeiro ato como prefeito conseguiu junto a CEE, comodato para trazer a rede de alta tensão de Tapera a Espumoso.

4. Como prefeito localizou 5 escolas brizoletas, linha aparecida, linha tomazi, santa lúcia, dois arroios, e outra em Campos Borges.

5. Como vereador apresentou preposição para localizar a ponte do butia, que liga alto alegre a espumoso, sendo que foi derrotado por 6 votos a 1 na câmara de vereadores, mas com seu trabalho e insistência convenceu os colegas e o prefeito Getúlio que ali era o melhor lugar, e assim foi feito, ajudando em muito no crescimento de Alto Alegre;

6. Em 1963, foi reeleito vereador, no mandato do prefeito artur ritter de medeiros.

7. Foi defensor da compra da área do parque de exposição de espumoso, onde hoje está localizado, numa votação em que ouve 4 votos favoráveis e três contra;

8. Autor da preposição da construção e nomeação da praça jacinto rosa, no município de espumoso;

9. Conseguiu 25 mil cruzeiros com o deputado elder borges, para construção da escola em alvenaria no distrito de santa lúcia;

10.No tempo do prefeito edegar Becker, alto alegre havia ficado de fora da implantação do primeiro grau na escola barão homem de melo, sendo que pelo projeto original seriam contemplados os distritos de salto do jacui e campos borges, inconformado foi a porto alegre, junto com o presidente do circulo de pais e mestres sr. Alirio batistella, onde com muita articulação consegui emendas junto aos deputados Elder borges 25 mil cruzeiros e 30 mil cruzeiro com o deputado Lauro leitão, em 30 dias o 1 grau estava instalado em alto alegre, sendo que as comunidades de salto do jacui e campos borges, só conseguiram tal feito dois anos após.

11. Em sua luta pela educação Conseguiu 50 mil cruzeiros com o deputado Vitor facione, para fazer a cancha de esportes da escola barão homem de melo de nosso município.

12.Conseguiu uma emenda do deputado lauro leitão, para trazer a eletrificação da comunidade de Alto Alegre, os quais vieram em materiais, sendo que estes equipamentos foram posteriormente doados a Coprel como contrapartida do municipio, em 1969 já tínhamos energia elétrica;

13.Trouxe o encaibramento da estrada que liga alto alegre, na época da construção da barragem do passo real, onde o projeto original tinha outro traçado de espumoso ao salto do Jacuí, passando pela campina redonda, e deixando alto alegre de fora;

14. Com projeto de lei apresentado ao legislativo, conseguiu a reconstrução da praça municipal de Alto Alegre;

15.Em 1984, foi assumir a unidade da cotriel de pontão do butiá, sendo que continuava vereador de espumoso, lá naquela comunidade com um bom diálogo com o prefeito derly helder, trouxe ao pontão a perfuração de um poço artesiano, a construção de um posto de saúde, iluminação pública, uma praça em frente a igreja, calcamento na rua principal da comunidade, e encaibramento do pontão do butia até a linha durigon;

16.Participou ativamente da criação da primeira associação entre vereadores da nossa região, reunião está ocorrida em Tapera, onde se teve como primeiro Presidente o Sr. Aroni Parissoto;

17. Por fim criou projeto de lei para construção da ponte que liga alto alegre a selbach, onde conseguiu junto ao deputado nelson marquezan emenda para realização da obra. Obra está que em 180 dias estava pronta para uso das pessoas.

18. Foi Presidente de várias entidades na nossa comunidade: Clube União, conselho Paroquial, Grupo de bolão, e mais recentemente o Grupo da Terceira idade de nosso município;

19.Em 1988, participou ativamente na emancipação de nosso município Alto Alegre."