Aluninhos da EMEI têm atividades de educação financeira

Publicada em Quarta-Feira, 27 de Outubro de 2021.

As crianças de Alto Alegre estão aprendendo desde cedo a importância de cuidar bem do seu dinheiro. Através do programa de Educação Financeira do Sicredi, os alunos são incentivados a entender o valor dos produtos e a importância de se planejar com os recursos. Este programa é pensado especialmente para a Educação Infantil.

A EMEI Otávio Vitório Bertol organizou o projeto "Meu Dinheirinho", onde uma das atividades desenvolvidas para explicar a relação do preço e do dinheiro para as crianças foi a criação de um "mercadinho". As professoras organizaram prateleiras com diversos produtos com valores fictícios para que as crianças simulassem situações de compra. A equipe convidou ainda a dona de um mercado para conversar com os pequenos sobre a atividade.

A professora Isabel Vogt de Oliveira, responsável pelo projeto, destaca que essas lições ficam para a vida. "A educação financeira faz com que as pessoas entenda a importância de um planejamento para atingir os objetivos. Trabalhando com as crianças, notamos que esse assunto é muito válido, pois os pequenos tem vontade de comprar tudo, mas às vezes não sabem de onde vem o dinheiro. Através destas atividades eles aprendem um pouco mais sobre o dinheiro, como administrá-lo, e que ele é resultado do trabalho. A partir disso eles passam a ter um pensamento mais crítico, começam a guardar as moedinhas que ganham dos pais para comprar aquilo que eles querem. Isso tudo proporciona um uso consciente do dinheiro, por isso acredito que é uma das atividades mais significativas pra vida deles", destacou a profe Isabel.

O projeto é desenvolvido durante todo o ano, com todas as turmas. Uma vez por semana os alunos participam de diferentes atividades e estudam o livro disponibilizado através do programa A União Faz A Vida.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030

« Voltar