Iniciam as Votações da Consulta Popular 2021/2022

Publicada em Terça-Feira, 23 de Novembro de 2021.

As votações para a Consulta Popular 2021/2022 já iniciaram e vão até a terça-feira, dia 30 de novembro. Contamos com sua participação, VOTE na opção que você achar que atende as principais necessidades do município e as suas!

Você deve escolher 01 dentre as 04 opções de voto da Cédula de Votação. São elas:1 - CULTURA: Apoiar a cultura tradicionalista na região do Botucaraí.2 - TURISMO: Desenvolver o turismo regional.3 - AGRICULTURA: Desenvolvimento Regional do Agronegócio.4 - ASSISTÊNCIA SOCIAL: Qualificação profissional regional.Será selecionada a proposta com maior número de votos!

Como votar:Para votar basta acessar o link https://consultas.colab.re/consultapopular ou então baixar o aplicativo COLAB no celular.A Prefeitura disponibilizará até a data final de votação um computador na recepção para quem precisar de ajuda com o voto. É necessário ter em mãos o Título de Eleitor, CPF e e-mail.Além disso, uma equipe passará no Salão das comunidades com o seguinte cronograma:• Linha Bonita: Quarta-feira, 24/11, das 9h às 11h;• São José: Quarta-feira, 24/11, das 14 às 16h;• Treze de Maio: Quinta-feira, 25/11, das 9h às 11h;• Escola Barão Homem de Melo: Quinta-feira, 25/11, das 14h às 16h;• Santa Lúcia: Sexta-feira, 26/11, das 14h às 16h.

MAS O QUE É A CONSULTA POPULAR?

A Consulta Popular representa um mecanismo de democracia participativa por meio do qual a população escolhe e vota em projetos prioritários definidos pelos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDE) para as regiões do estado.

Desde 1998 o Estado do Rio Grande do Sul instituiu, através da Lei nº 11.179, que a população define diretamente parte dos investimentos e serviços que constarão no orçamento do Estado. Esse processo foi denominado de Consulta Popular.

Anualmente o Governo do Estado fixa o valor submetido à deliberação da população. A verba é distribuída entre as 28 Regiões do Estado, de acordo com os critérios da população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Definido o valor para cada região, o governo e os Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) organizam o processo de discussão em Assembleias Públicas Regionais, Assembleias Públicas Municipais e Assembleias Regionais Ampliadas.