Alunos da Princesa Isabel fundam primeira Cooperativa Escolar de Alto Alegre

Publicada em Segunda-Feira, 06 de Dezembro de 2021.

Na última terça-feira, (30/11), no salão da Comunidade da Treze de Maio, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Princesa Isabel fundaram a Cooperativa Escolar "Cooperisa". Esta é a 1ª cooperativa escolar de Alto Alegre. O projeto é uma realização do Sicredi em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.

Os próprios estudantes, muito confiantes e com muita autonomia, conduziram a Assembleia Geral de Fundação da Cooperisa. Por meio de cartão de votação, os 21 sócios-fundadores votaram a aprovação do Estatuto Social, elegeram o Conselho Administrativo e o Conselho Fiscal. Os Sócios fizeram ainda a sua contribuição para o capital social da Cooperativa.

A cerimônia contou com a presença do Prefeito Avelino, do Presidente da Sicredi Espumoso RS/MG Deonir José Cechele, do Presidente da Cotriel Leocezar Nicolini, vereadores, secretários, professores e comunidade. O Presidente da Federação das Cooperativas Escolares Alex Diogo Cortina também participou do momento e falou sobre as possibilidades que participar de uma entidade como essa oferta para os alunos. "Este programa é muito importante pois expande o horizonte dos jovens, os transforma. Traz muitas novas experiências, conhecimento e principalmente oportunidades. Fico muito feliz de ver esse programa se expandindo para outras regiões, agora com a Cooperisa", Destacou Alex.

O responsável pela condução pedagógica do processo de fundação da cooperativa foi o professor Everaldo Mariani, que ressaltou o desenvolvimento dos alunos junto com a construção da cooperativa. "Antes mesmo da pandemia nós tínhamos iniciado a construção desta cooperativa e aos poucos, gradualmente dentro do tempo em que vivemos, nós fomos reaprendendo e aprendendo a esperar também, formando lideranças jovens, que são crianças, adolescentes que estão liderando hoje uma Cooperativa Escolar aqui em alto Alegre. O que vimos foi superação, crescimento, protagonismo, autonomia que tanto se fala através das competências gerais da BNCC. Esta Escola, esta comunidade colocou em prática esta missão. Nós esperamos uma comunidade melhor, uma comunidade repleta de novas lideranças, de pessoas que não só saberão se colocar em público, mas terão conhecimento, terão visão de futuro, serão de fato protagonistas. Isso tudo esperamos daqui pra frente e é claro que é uma caminhada. Eles são crianças, jovens que estarão no processo de sustentabilidade da cooperativa e de sustentação pessoal e profissional. Nosso papel enquanto professores é de fomentar, de apoiar, mediar, incentivar, que aprendam a crescer, se desenvolver de maneira colaborativa, não individualista, para termos um mundo melhor, um país melhor, uma noite de paz. Que as crianças possam, um dia serão pais, mães, dormir sempre em paz com o dever cumprido", ressaltou Everaldo.

Os alunos homenagearam ainda as cooperativas escolares vizinhas e um colega egresso que auxiliou muito no processo de fundação. A tarde encerrou com o grupo do CRAS cantando o hino do cooperativismo e com um coquetel.

Confira os alunos que fazem parte da 1ª diretoria da Cooperisa:

Conselho de administração da COOPERISA:

Presidente: Thauany Luize de Souza Pedroso.

Vice-presidente: Luiza Schmatz Decarli.

Secretaria: Mirella Capalonga da Silva.

Vice-secretário: Cleiton da Luz.

Tesoureiro: Kauã Kremer Pereira.

Vice-tesoureiro: Dionatan Lorenzi Dressler.

Diretor de Pesquisa: Leandro Luiz Bortolini.

Diretor de comunicação: Roberta Mendes Toledo.

Diretor de Educação Cooperativa: Natali Emanuely Buqui de Souza.

Conselho Fiscal: João Vitor Quaresma Santos, Henrique Luiz dos Santos Silva, e Pablo Hernandez Garcia.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030

« Voltar