Alto Alegre decreta Situação de Emergência em função da seca

Publicada em Segunda-Feira, 20 de Dezembro de 2021.

Considerando os danos causados pelos mais de 60 dias de estiagem na nossa região, a Prefeitura de Alto Alegre decretou na manhã desta segunda-feira (20) Situação de Emergência. Estiveram presentes na assinatura do decreto a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Defesa Civil, Sicredi, Conselho Municipal de Desenvolvimento Agropecuário e secretarias municipais.

Os agricultores já tiveram prejuízos nas lavouras de milho, na produção leiteira, atrasaram a semeadura da soja e estão perdendo o que já foi semeado. O objetivo do Decreto é agilizar o auxílio prestado aos afetados, além de buscar ajuda junto ao Governo Estadual e Federal, visando impacto financeiro para toda a economia do município. Estes entes federativos ainda deverão homologar o documento para que seja possível pedir recursos.

As entidades reunidas também estão preocupadas e buscam soluções sobre o prazo do zoneamento agrícola para os produtores que ainda não plantaram, e consequentemente com a renegociação de dívidas do Pronaf e Proagro. A estiagem dificultará a liquidação das obrigações financeiras referentes às operação de crédito rural de custeio.

O Decreto deverá ainda ser homologado pelo Governo do Estado e pela União para que seja possível pedir recursos para o município. A Secretaria de Agricultura e a Secretaria de Obras estão trabalhando para atender a todos que solicitam abertura de fontes e demais serviços para disponibilizar água para os animais. Caso alguém precise e ainda não tenha sido atendido, pode entrar em contato com as secretarias.

Para o Prefeito Avelino Salvadori, o objetivo é amenizar os impactos que já estão sendo sentidos. "Nós não gostaríamos de precisar fazer isso, mas infelizmente é o que a situação atual torna possível. Estamos nos dedicando para ajudar todos os que precisam e amenizar os prejuízos que a seca está trazendo. Sabemos que só a chuva poderia solucionar este problema, por isso continuamos rezando", afirmou Avelino.

A falta de chuvas também evidencia a necessidade de economia de água. A recomendação é de que todos racionem para evitar que algum poço artesiano seque. Reutilize a água da máquina de lavar para regar plantas e lavar a calçada, não deixe torneiras abertas e conserte vazamentos.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030