Alto Alegre inicia a vacinação de crianças contra a Covid-19

Publicada em Quinta-Feira, 20 de Janeiro de 2022.

Na manhã desta quarta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Alto Alegre iniciou a vacinação das crianças contra a Covid-19. Nesta primeira etapa, o município recebeu 10 doses para os pequenos de 5 anos completos a 11 anos 11 meses e 29 dias com comorbidades. Alguns pais preferiram conversar com o médico da criança antes de aplicar a vacina, então as doses restantes foram repassadas para crianças sem comorbidades que as famílias estavam de acordo em vacinar no dia.

A Equipe preparou a Secretaria da Saúde com balões, música, palhaço, lanches, filmes e com um Certificado de Coragem que foi entregue aos guerreirinhos. O primeiro vacinado foi o Gabriel da Silva Oliveira, que foi levado pela mamãe Francine, pelo papai Vanderlei e os irmãos para receber a sua dose. Depois da vacinação, as crianças assistiram filme e receberam um lanche, ficando 20 minutos sobre a observação do médico.

"Estávamos com uma expectativa muito grande para iniciar a vacinação das crianças em Alto Alegre e protege-los. A vacina não evita que as pessoas peguem o vírus, mas já percebemos que evita os sintomas graves e a necessidade de internação dos doentes, por isso pedimos a todos os pais que tragam seus filhos para serem vacinados. Parabenizamos as primeiras crianças por terem se vacinado e agradecemos a toda equipe de vacinação e do PIM por terem preparado um ambiente especial com balões e brincadeiras", ressaltou o secretário Chico.

Ainda não há previsão sobre quando a Secretaria Municipal de Saúde receberá mais doses. Os pais devem ficar atentos ao contato das Agentes de Saúde e às redes sociais da Prefeitura. No mesmo dia a equipe aplicou ainda vacinas de 2ª e 3ª doses.

A Fiocruz divulgou uma nota técnica que enfatiza a importância da vacinação contra a Covid-19 em crianças. A publicação, embasada em estudos e critérios científicos, ressalta que a imunização da faixa etária de 5 a 11 anos vai colaborar para evitar as formas graves e óbitos por Covid-19 nesse grupo, reduzirá a transmissão do vírus e será uma importante estratégia para que as atividades escolares retornem ao modo presencial. A Anvisa autorizou a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos contra a Covid-19, depois de serem feitos testes pré-clínicos e ensaios clínicos em diferentes fases e da utilização do imunizante nessa faixa, em outros países.

Redação: Danieli Broch, Jornalista MTB 19049/RS. Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Alto Alegre. (54) 3382-1030

« Voltar