ALUNOS DA ESCOLA PRINCESA ISABEL DÃO CONTINUIDADE AOS TRABALHOS DA COOPERATIVA ESCOLAR DE ALTO ALEGRE

Publicada em Quinta-Feira, 14 de Abril de 2022.

A Administração Municipal em conjunto com a Secretaria de Educação está sempre trabalhando em projetos e oficinas para tornar o estudo mais atraente e agradável aos alunos. Oferecendo diversas condições para que o aluno possa se desenvolver e exercer sua cidadania.Dentro desses trabalhos, existe o projeto da cooperativa escolar, a COOPERISA, que trabalha com encontros semanais na escola municipal de ensino fundamental Princesa Isabel, no distrito de Treze de Maio.

Durante o mês de abril a Secretária de Educação Claudete Morgan pode acompanhar os trabalhos dos alunos durante o programa.

"Agora que a COOPERISA já existe, os alunos estão aprendendo a se organizar como cooperativa e definir também qual o seu negócio, ou seja, qual é o seu objeto de aprendizagem." Destacou o professor Everaldo Marini, responsável pela condução pedagógica do programaOs estudantes realizam as atividades para aprender como funciona a dinâmica de uma cooperativa, aprendem a conviver, se relacionar, respeitar uns aos outros como grupo social, e principalmente aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula na cooperativa.

É um espaço de aprendizagem sobre os sete princípios do cooperativismo, desenvolvendo liderança, empreendedorismo Social, educação Financeira, e inclusão social. As práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo dos alunos no desenvolvimento de soluções locais que, por sua vez, contribuem para o alcance dos objetivos globais para o desenvolvimento sustentável.

O Sicredi através da Fundação Sicredi, promove tudo isso de um jeito muito divertido e mão na massa, passando por uma trilha cooperativa, onde os alunos aprendem por meio do jogo "Cooperlândia".Cooperlândia é um mundo construído pela cooperação onde se desenvolvem as seguintes competências:- Conhecimento - Valorizar e aplicar os conhecimentos sobre cooperativismo e cooperativistas, por meio da busca de informações e da pesquisa, para entender e explicar a realidade a partir do próprio contexto.

- Criatividade - Desenvolver o pensamento criativo e crítico a partir da resolução de problemas e desafios, investigando causas para a criação de soluções que contribuam para o desenvolvimento do empreendedorismo social.

- Cidadania - Participar ativa e coletivamente das práticas da Cooperativa Escolar, com responsabilidade e respeito às diferenças, para que façam escolhas éticas e democráticas, visando ao bem-estar e ao desenvolvimento comum.

- Liderança - Liderar iniciativas que promovam os objetivos comuns da Cooperativa, incentivando o protagonismo de colegas e comunidade para agir de forma autônoma, responsável, coletiva e proativa na resolução de problemas e no alcance de metas pessoais e comuns.

"É um honra ter a COOPERISA aqui em Alto Alegre e como Sicredi queremos apoiar ainda mais esse movimento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e com a Prefeitura de Alto Alegre." Destacou Diego Ramos, Assessor de Desenvolvimento do Cooperativismo.

A aluna Thauany Luize de Souza Pedroso, presidente da cooperativa escolar deu seu depoimento: "O que me motivou ser a presidente foi a oportunidade desenvolver a minha responsabilidade durante as atividade, além de trabalharmos a cooperação e união entre os colegas."

« Voltar