Publicada em Segunda-Feira, 08 de Agosto de 2022.
No mês de julho alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Princesa Isabel, da Comunidade Treze de Maio, participaram de atividades referentes ao projeto "Educando para o Campo" promovido pela Cotriel.
Os alunos puderam aprender sobre Cooperativismo, Mercados Institucionais, além de aulas sobre produção de hortaliças e outros aspectos relacionados à agricultura.
A Secretária do Meio Ambiente, Diana Corazza, fez sua apresentação destacando a importância da agricultura familiar.
"Ao longo dos anos cada vez mais os estudos apontam para o êxodo rural, e quem irá produzir nosso alimento? Porque sabemos que 80% do alimento é produzido por agricultores familiares! Os jovens saindo do campo, cada vez mais a mão de obra vai diminuindo, propriedades pequenas vão sendo compradas por grandes proprietários, que vão optar por produzir soja, trigo, produtos para exportação. Esses programas que incentivam os jovens a permanecerem no campo, resgatando o gosto de permanecer no meio rural e tocar a propriedade dos pais, é de grande importância, pois só assim conseguiremos a sucessão rural. Os jovens conhecendo melhor o meio rural, percebendo que eles podem sim ter renda, e principalmente uma melhor qualidade de vida, o esperado é que permaneçam no campo". Destacou Secretária do Meio Ambiente, Diana Corazza.
Em parceria com a Emater de Alto Alegre, o extensionista, Enrique Loro falou sobre o cultivo de plantas, melhores épocas de plantio, tipos de solo e das fases da lua.
Os alunos tiveram a primeira aula de agricultura deles, puderam acompanhar uma apresentação com muitas fotos e ilustrações, entenderam sobre o cultivo das plantas, quais as condições ideais de clima, tipos de solo e fases da lua. "Fizemos uma aula bem completa, falamos sobre diversos aspectos que influenciam na agricultura." Destacou o Eng. Agrônomo, responsável pela área técnica do escritório da Emater de Alto Alegre, Enrique Loro.
O projeto visa despertar nos alunos a criatividade e a inovação, ligada a sustentabilidade e a rentabilidade na propriedade rural.