Publicada em Terça-Feira, 20 de Dezembro de 2022.
No final da tarde da última segunda-feira (19), por volta das 17h15min, os munícipes de Alto Alegre foram surpreendidos com uma forte chuva de aproximadamente 30 minutos, com vento e muito granizo, ocasionando danos em residências, locais públicos e lavouras.
Estima-se que 80% das residências foram atingidas. Casas com telhas de brasilit 6 mm e até telhas de barro foram quebradas.
O CRAS do município foi um dos locais que mais sofreu com a forte chuva, computadores, documentos, roupas, e diversos itens ficaram visivelmente comprometidos.
A primeira ação da Defesa Civil e Administração Municipal foi a mobilização para entrega de lonas plásticas. Estima-se que foram entregues em torno de 3000 metros de lona.
Secretários municipais e população em geral se mobilizaram no dia de ontem e hoje, percorrendo o interior, distribuindo e ajudando a colocar lonas nas residências atingidas.
Hoje é possível observar a cidade coberta por lonas e materiais para isolar os telhados completamente destruídos. Colchões, sofás e roupas de cama estendidos em frente as casas.
Segundo relatos o que mais assustou os moradores foi o tamanho das pedras que caiam, ocasião nunca vista antes no município nesta proporção.
Considerando que o Município já utilizou todo o aparato disponível para minimizar os efeitos do desastre, o Prefeito Avelino Salvadori assinou na tarde desta terça-feira (20), o Decreto declarando Situação de Emergência em virtude do desastre classificado como tempestade local.
O Tenente Ivan Flores da Rosa da Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil de Santa Maria esteve no gabinete em reunião com o Prefeito Municipal Sr. Avelino Salvadori, Secretária de Administração Regiane Rosa, Secretária de Assistência Social Keithy Gonçalves, a Assessora Jurídica Marcieli Zanchi, e o responsável pela Defesa Civil do Município Jolvani Morgan. Após a reunião o Tenente Ivan, juntamente com o responsável pela Defesa Civil realizaram as devidas vistorias em residências do município.
As Deliberações Administrativas da Prefeitura serão encaminhadas nos próximos dias para a Coordenação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, após ser feito um criterioso levantamento das necessidades das famílias atingidas será montada uma relação para avaliar a quantidade de residências que precisam de auxílio.
No momento não há previsão de data nem a quantidade de materiais que serão destinados via Defesa Civil para o Município de Alto Alegre.
A Administração está se empenhando o máximo possível para auxiliar as famílias atingidas pela chuva.