GRUPO DE INCENTIVO A REEDUCAÇÃO ALIMENTAR É PROMOVIDO PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE ALTO ALEGRE

Publicada em Sexta-Feira, 05 de Maio de 2023.

Com o intuito de promover o autocuidado e o incentivo à saúde através de hábitos saudáveis, a Secretaria de Saúde de Alto Alegre em parceria com a nutricionista Ketty Corazza, criaram o grupo " 21 Dias de Reeducação Alimentar".

Uma maneira de contemplar mais pessoas do nosso município incentivando o autocuidado e a melhora da saúde através da mudança de hábitos.

"Algumas pessoas, principalmente do interior têm dificuldade de vir até a unidade de saúde ou simplesmente vão deixando para depois, nessa modalidade on-line propiciamos uma aproximação e facilitamos o acesso à informação adequada, sem falar que o incentivo de estar com mais pessoas participando favorece e estimula a força de vontade.

Por que dos 21 dias? De acordo com o especialista, 21 dias seria o tempo que o cérebro precisa para se adaptar a uma mudança. São necessários 21 dias de repetição de uma ação para que ela se torne um hábito", destacou a nutricionista Ketty Corazza.

• O Grupo foi feito para ser totalmente on-line, não haverá encontro presencial;
• Cada participante do grupo precisa ser auto responsável pela sua perda de peso;
• Os participantes farão suas medidas de peso e circunferência em casa;
• O objetivo é o emagrecimento mas por trás é a conscientização e mudança do hábito alimentar.

O Grupo é monitorado diariamente, através de fotos enviadas pelos participantes, que fazem comentários e tiram suas dúvidas. Diariamente é enviado o plano alimentar, desafios, atividades de autocuidado e autoconhecimento, dica e incentivo de atividades físicas, e receitas saudáveis.

Nas segundas-feiras a nutricionista envia o cardápio novo, alguma receita detox. Nas terças um desafio é lançado para mudança de hábito. Cada uma faz sua mudança de habito conforme sua rotina e necessidade. Quarta-feira é o dia de incentivo a atividade física, onde é proposto uma atividade diferente, ou é feito um incentivo para que cada um faça um exercício mais focado, para que também crie o hábito de se exercitar. Quinta-feira é o dia das receitas, duas opção de receitas saudáveis, que podem ser feitas no final de semana.

Após o termino grupo de 21 dias, é realizada uma avalição com grupo onde eles respondem uma ficha de avaliação dizendo quais foram seus ganhos, o que pode ser melhorado. A avalição serve para contribuir com esses processos que iram beneficiar a população em geral.

A criação do grupo ainda é um projeto novo, uma ideia nova, que está sendo observada através das fichas de avaliação, para com o tempo o projeto ser melhorado. A ideia é posteriormente que um grande grupo seja criado onde será feita a manutenção das informações para os participantes.
"Uma iniciativa muito boa feita pela Ketty, onde ela faz grupos através do whatsapp, repassando as receitas de alimentação, visando a reeducação alimentar. Acredito que seja uma medida muito importe, onde além de fazer bem a saúde, com que a pessoa viva melhor, também diminui o fluxo de atendimento na nossa unidade de saúde.

Auxilia também na redução de doenças que surgem através da alimentação desregrada entre a população. Só tenho a agradecer, e parabenizar a Ketty e também a todos os grupos que já participaram. Eu também faço parte do grupo e sinto os benefícios. É uma maneira de termos uma vida melhor, mais saudável, com mais disponibilidade para atividades físicas e para o trabalho". Destacou o Secretário da Saúde Selori Rosa.

Essa modalidade te atendimento on-line foi uma ganho que a pandemia trouxe para população, que facilita a comunicação, permite maior flexibilidade de horários, oferece mais praticidade e dinamismo, além de evitar deslocamentos desnecessários.

"Eu entrei no grupo pois estava com a minha glicose alta, e preciso me reeducar no dia a dia com a minha alimentação, preciso perder um pouco de peso, e comer mais legumes e salada em geral, percebo que trabalhando em grupo é mais fácil pois um incentiva o outro, com as postagens. Eu recomendei para algumas amigas, estou gostando bastante", afirmou a participante do grupo Cláudia Bueno.

« Voltar