Publicada em Quinta-Feira, 22 de Junho de 2023.
Na última quarta-feira (21), aconteceu na Associação dos Funcionários Públicos de Alto Alegre o último dia da Oficina de Chás Medicinais. Os encontros foram realizados também no interior do município, nas comunidade: São José, Linha Bonita, Treze de Maio e Santa Lúcia.
A oficina foi idealizada pela Rede Bem Cuidar e conduzida pelo enfermeiro Jurandir Melo, com o suporte da Nutricionista Ketty Corazza e toda equipe que representa a Rede Bem Cuidar no Município.
O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde ao promover este evento, foi informar a população a respeito das plantas medicinais, alertando quanto ao uso correto e também promovendo um momento de reflexão sobre o autocuidado.
Plantas Medicinais
Como consta no site do Governo Federal (gov.br), no âmbito das Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS, em 2009 foi elaborada a Relação de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (ReniSUS). Nela constam 71 espécies com potencial terapêutico, com o objetivo de orientar a cadeia produtiva e o desenvolvimento de pesquisas.
O Ministério da Saúde aprovou a utilização de plantas medicinais para tratamento em pacientes atendidos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Durante a oficina o enfermeiro Jurandir Melo destacou alguns cuidados importantes quando se trata do uso das plantas medicinas:
1. Utilize sempre plantas que você conheça a procedência, evite coletar plantas medicinais junto a locais que possam ter recebido agrotóxicos ou perto de estradas, estacionamento de veículos, lixo ou locais poluídos, pois a planta pode estar contaminada;
2. Evite misturar plantas diferentes no mesmo chá, existem poucos estudos sobre a interação entre as plantas medicinais;
3. Ao realizar um tratamento com medicamentos de uso contínuo, procure seu médico ou farmacêutico, e pergunte se existem problemas no uso com chás. Algumas plantas podem influenciar no efeito do medicamento, diminuindo ou potencializando o efeito terapêutico;
4. Não substituir o consumo de água pelo uso de chás, nenhuma bebida é capaz de substituir o uso da água;
5. Gestantes devem ser orientadas por um profissional da saúde habilitado sobre o uso de chás, principalmente no primeiro trimestre de gravidez.
O evento foi aberto ao público em geral, mas teve como foco principal orientar o público da 3ª idade. Foram realizadas atividades recreativas, e todos que estavam presentes receberam mudas de chás e brindes.
Rede Bem Cuidar
O programa rede bem cuidar é um programa estadual em parceria com os municípios. A forma de trabalho são ciclos de 6 meses. Onde os municípios tem indicadores pra cumprir e receber o recurso financeiro do estado, Alto Alegre está no 3° ciclo, em busca do selo ouro. O município já tem o selo bronze e o selo prata. O tema abordado nos ciclos foi a saúde do idoso.
A equipe da Rede Bem cuidar é composta pela gestora e coordenadora Raquel Missio, enfermeiros Jurandir Melo e Elisiana Broch, a nutricionista Ketty Corázza, fisioterapeuta Janaína Verner, técnica de enfermagem Denise Provensi, médico Wagner Missio, agentes de saúde, odontóloga Larissa Morgan e a auxiliar em saúde bucal Patrícia Fraga.
"Durante os ciclos já foram realizadas visitas dos profissionais de saúde, aos idosos acamados e com dificuldade de acesso a ubs, foram realizadas mais de 200 avaliações multidimensionais, se trata de uma pesquisa para mensurar a estratificação de risco em relação a sua saúde do idoso.
E agora encerramos esse ciclo com as atividades coletivas com esse público-alvo do programa. Com a oficinas de chás medicinais", destacou a Coordenadora Raquel Missio.