Cinema: CineSolarzinho em Alto Alegre

Publicada em Sexta-Feira, 10 de Novembro de 2023.

O primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil será montado na Praça da Matriz, com evento gratuito na sexta-feira (17/11), a partir das 19h.

A experiência do CineSolarzinho é indescritível, pois é o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil. O mesmo chega em Alto Alegre no próximo dia 17 de novembro, com sessões gratuitas para a população e oficina de educação ambiental e linguagem audiovisual para crianças e jovens.

Na ocasião haverá a distribuição de pipoca e o público poderá visitar o furgão, que carrega todo o cinema e se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Com o patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal, a partir das 19h na Praça da Matriz, serão exibidos curtas-metragens infantojuvenis que abordam temáticas como os princípios do cooperativismo, coletividade, solidariedade e sustentabilidade.

"É muito gratificante receber o circuito em nossa região. Ação que corrobora com nossa missão de valorizar as pessoas e promover o desenvolvimento local de forma sustentável. A cooperação é nossa essência e ficamos muito felizes em cooperar com essa iniciativa, construindo juntos", diz Bruna Schoeder Ortiz, gerente de Gestão de Pessoas e Cooperativismo da Sicredi Espumoso RS/MG.

Já a Prof. Claudete Morgan, Secretaria da Educação destaca que Alto Alegre foi contemplada com esse Projeto por ser o primeiro município da região a aderir ao Programa União Faz a Vida, do Sicredi. "Esse Programa da incentivo e apoio a prática de Metodologia de Projetos visando uma aprendizagem mais dinâmica, promovendo a autonomia e cooperação dos alunos", destaca Claudete.

Um pouco do que é o CineSolarzinho

O CineSolarzinho é uma versão infantil do CineSolar, que em 2023 completa 10 anos, transformando espaços públicos e abertos em salas de cinema. O curioso é que já se realizou cerca de 1870 sessões (com exibição de 180 filmes) e 576 oficinas para 284 mil pessoas de quase 600 cidades, 23 estados e até mesmo do Distrito Federal.

O projeto já percorreu mais de 250 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. "Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais", evidencia Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.

Oficinema Solar

No dia 09 de novembro aconteceu a oficina de cinema. O encontro foi on-line onde os jovens estudantes tiveram aula teórica e prática, para montar o seu próprio audiovisual com a temática "Sustentabilidade", que será exibido na noite de 17 de novembro.

Programação:

Sessões de Cinema
Data: Sexta-feira (17/11)
Horários:
19h - 1ª sessão: curtas-metragens - ‘Fazer Juntos’
20h - 2ª sessão: curtas-metragens - ‘Asas da Imaginação’
Entrada: gratuita - não precisa de ingresso
Atração: pipoca e visita ao furgão do CineSolar, que se transforma numa estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz
Local: Praça da Matriz - Alto Alegre/RS
Local em caso de chuva: Quadra de Esportes da EE Barão Homem de Melo

Lembrando que a 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Sicredi e apoio da Prefeitura Municipal de Alto Alegre, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

« Voltar