Coleta Seletiva de Resíduos em Alto Alegre

Publicada em Segunda-Feira, 22 de Janeiro de 2024.

Como já foi divulgado o início da Coleta Seletiva de Resíduos em Alto Alegre aconteceu a partir do dia 08 de janeiro. Onde foram organizados dias específicos para Coleta de Orgânicos e Coletas de Resíduos Secos.
Desta forma ficou estabelecido que nas segundas-feiras e sextas-feiras a coleta será específica para os "resíduos orgânicos" na cidade. E a coleta de "resíduos secos" será nas quintas-feiras na cidade e no interior.

"Um grande passo"
Diana Corazza, Secretária do Meio Ambiente destaca que o município deu um grande passo. "Nosso município está dando um passo a mais, quando se fala em preservação do meio ambiente. Estamos iniciando a coleta seletiva de resíduos, que contribuirá ainda mais com a conservação do meio ambiente e fortalecerá o consumo sustentável, colaborando com a redução dos impactos ambientais causados pelo exagero do consumo e o descarte incorreto de resíduos. Vamos todos juntos, através da coleta seletiva diminuir significativamente a produção do lixo, nos proporcionando uma melhor qualidade de vida e principalmente preservar nosso meio ambiente", evidencia.
A Secretária enfatiza também que a administração municipal, já iniciou um trabalho de esclarecimento e conscientização da população. "E assim que iniciar as aulas na rede municipal e estadual, iremos iniciar um trabalho de conscientização com os alunos, para que os mesmos possam levar para suas famílias a importância que a coleta seletiva tem. A Secretaria do Meio Ambiente se coloca à disposição da população para sanar quaisquer dúvidas", salienta Diana.

"A coleta seletiva é uma coleta diferenciada de resíduos"
Segundo Jenifer Pegoreti Rizzotto, Sócia-Proprietária da Novo Mundo, empresa que realiza as coletas em Alto Alegre evidencia que o hábito começa dentro de casa com a separação de duas lixeiras, pois a coleta seletiva é uma coleta diferenciada de resíduos, estes que foram previamente separados segundo a sua constituição ou composição.
"A coleta seletiva consiste na coleta de resíduos secos, bem como a separação e destinação de resíduos de forma ambientalmente correta. Começou a ser utilizada ainda nos anos 70 em outros países, já no Brasil ganhou força a partir da Lei 12.305/2010, lei essa que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, incentivando que todos os Municípios aderissem ao modelo. Sempre saliento que a separação inicia desde casa, onde o morador deve separar os resíduos orgânicos daqueles que é possível reaproveitar e após descartar conforme o calendário. Consequentemente, os resíduos sendo coletados de forma separada, haverá um destino correto, diminuindo a contaminação de Aterro Sanitário, contribuindo para o meio ambiente", explica Jenifer.
Jenifer esclarece que com essa prática, diminui o descarte incorreto, impulsiona o mercado de trabalho através dos empregos gerados em centrais de recicladores e cooperativas e faz com que os materiais retornem em forma de outros produtos. "A separação pode acontecer de forma simples, separando apenas os materiais secos (papelão, plásticos, vidros, metal e etc) dos demais resíduos que geramos diariamente como resíduos de cozinha, resíduos do banheiro, além de ter a consciência de descartar no dia correto. No Município de Alto Alegre ficou determinada a coleta destes materiais (resíduos secos) todas as quintas-feiras", pontua.

"Importante"
"É muito importante que o munícipe respeite essa data, pois materiais orgânicos que se misturam aos secos acabam por contaminar e muitas vezes fazer com que parte dos materiais não possa mais ser reaproveitado", declara Jenifer.
Os tipos de materiais secos são:
Papeis: jornais, listas telefônicas, folhas de caderno, caixas tetra park (de leite), papelão (caixas de todos os tipos), etc;
Metais: alumínio, latas de óleo de cozinha, objetos de cobre, chumbo, etc.
Vidros: garrafas, conservas, recipientes diversos;
Plásticos: garrafas PET, PVC, embalagens e sacolas plásticas, etc.
Observação: os cacos de vidro deverão ser devidamente embalados para não haver risco de lesões nos coletores. E em caso de excesso de peso, é importante colocar os resíduos em mais de um saco.
Jenifer destaca que dúvidas, sugestões e reclamações poderão ser encaminhas à empresa através dos canais de WhatsApp: 54 99918-6782.
A Administração Municipal solicita então, que todos os altoalegrenses separem seus resíduos (Lixo) em sacos plásticos específicos, cuidando o dia de cada tipo de coleta. É mais simples do que se imagina, e quem recicla é um cidadão consciente.